Notícia no rádio



Anderson Costa

Mormente no rádio, mas também em outras mídias, é notícia aquilo que tem impacto na vida das pessoas, aquilo que interessa às pessoas e aquilo que provoca reação.

Alguns atributos tornam alguns acontecimentos mais relevantes para serem convertidos em notícias que outros. São eles:

- A proximidade do acontecimento com relação ao ouvinte. Quanto mais próximo do ouvinte, mais relevante o evento. Não é por acaso que buracos na rua ocupam tanto espaço no noticiário do rádio. Embora o assunto possa não ser extraordinário, se o buraco próximo dos ouvintes, tornar-se-á algo relevante.

- O número de pessoas interessadas no evento, e a proporção em que o evento vai afetar a vida dessas pessoas. Um acontecimento superespecífico, que interesse somente a um pequeno nicho,tende a não ser relevante, a menos que possua algum apelo por conta de seu caráter exótico.

- A atualidade da informação, uma vez que o imediatismo é imperativo à mídia rádio.

- O interesse da audiência, ou seja, o que o ouvinte quer saber, evidentemente, não pode ser desprezado. O grande desafio do jornalismo no rádio – e de resto de todo o jornalismo – é conciliar, conseguir alcançar um equilíbrio entre o que os ouvintes querem saber e o que eles precisam saber. Em todo caso, reside aqui um ensaio de prepotência, ao se supor que cabe ao jornalista julgar o que a audiência precisa saber.

- Atributos apelativos como perigo, aventura, conflito, perseguições e crimes costumam render históricas dramáticas as quais, se bem contadas, atendem o elencado no item anterior.

- A divulgação da hora certa, informação a qual deve ser repetida pelo locutor, uma vez que muitos ouvintes possuem o hábito de ligar o rádio para se informar sobre a hora.

Outros elementos pertinentes ao conteúdo radiojornalístico são: emergências, denúncias, atos do governo (elemento que deve ser entendido como a cobertura de tudo aquilo que o governo faz ou deixa de fazer), conflitos e debates (válidos especialmente para assuntos polêmicos), informações sobre saúde, reclamações do ouvinte, previsão do tempo, informações sobre esportes e informações sobre trânsito e estradas.




 Radiojornalismo. Paul Chantler & Sim Harris. Editora Summus.


Manual de jornalismo para rádio, TV e novas mídias | Heródoto Barbeiro & Paulo Rodolfo de Lima. Editora Campus.




Fundamentos do radiojornalismo | Paul Chantler & Peters Stewart. Editora Roca Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.
Sua mensagem é muito bem-vinda!