Anderson Costa
Mormente no rádio, mas também em outras mídias, é notícia
aquilo que tem impacto na vida das pessoas, aquilo que interessa às pessoas e
aquilo que provoca reação.
Alguns atributos tornam alguns acontecimentos mais
relevantes para serem convertidos em notícias que outros. São eles:
- A proximidade do acontecimento com relação ao ouvinte.
Quanto mais próximo do ouvinte, mais relevante o evento. Não é por acaso que
buracos na rua ocupam tanto espaço no noticiário do rádio. Embora o assunto
possa não ser extraordinário, se o buraco próximo dos ouvintes, tornar-se-á
algo relevante.
- O número de pessoas interessadas no evento, e a proporção
em que o evento vai afetar a vida dessas pessoas. Um acontecimento
superespecífico, que interesse somente a um pequeno nicho,tende a não ser
relevante, a menos que possua algum apelo por conta de seu caráter exótico.
- A atualidade da informação, uma vez que o imediatismo é
imperativo à mídia rádio.
- O interesse da audiência, ou seja, o que o ouvinte quer
saber, evidentemente, não pode ser desprezado. O grande desafio do jornalismo
no rádio – e de resto de todo o jornalismo – é conciliar, conseguir alcançar um
equilíbrio entre o que os ouvintes querem saber e o que eles precisam saber. Em
todo caso, reside aqui um ensaio de prepotência, ao se supor que cabe ao
jornalista julgar o que a audiência precisa saber.
- Atributos apelativos como perigo, aventura, conflito,
perseguições e crimes costumam render históricas dramáticas as quais, se bem
contadas, atendem o elencado no item anterior.
- A divulgação da hora certa, informação a qual deve ser
repetida pelo locutor, uma vez que muitos ouvintes possuem o hábito de ligar o
rádio para se informar sobre a hora.
Outros elementos pertinentes ao conteúdo radiojornalístico
são: emergências, denúncias, atos do governo (elemento que deve ser entendido
como a cobertura de tudo aquilo que o governo faz ou deixa de fazer), conflitos
e debates (válidos especialmente para assuntos polêmicos), informações sobre
saúde, reclamações do ouvinte, previsão do tempo, informações sobre esportes e
informações sobre trânsito e estradas.
Radiojornalismo. Paul Chantler & Sim Harris. Editora Summus.
Manual de jornalismo para rádio, TV e novas mídias | Heródoto Barbeiro & Paulo Rodolfo de Lima. Editora Campus.
Fundamentos do radiojornalismo | Paul Chantler & Peters Stewart. Editora Roca Brasil.
Radiojornalismo. Paul Chantler & Sim Harris. Editora Summus.
Manual de jornalismo para rádio, TV e novas mídias | Heródoto Barbeiro & Paulo Rodolfo de Lima. Editora Campus.
Fundamentos do radiojornalismo | Paul Chantler & Peters Stewart. Editora Roca Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário.
Sua mensagem é muito bem-vinda!