Mesmo ao optar por um template, é possível fazer alterações para personalizar o formulário. Ao clicar no ícone OPÇÕES DE TEMAS, na parte superior, por exemplo, pode-se alterar a imagem do cabeçalho.
Também aqui, diversas opções de imagens estão separadas por temas. Basta marcar a imagem desejada e, em seguida, clicar em INSERIR.
Também é possível alterar as cores do tema e plano de fundo do formulário. Além de alterar o estilo da fonte dos textos.
Em linhas gerais, a primeira imagem antecipa a estrutura básica de um formulário. O primeiro segmento é dedicado ao título e à descrição. Para editar, basta clicar sobre o texto.
Os segmentos de perguntas e respostas seguem logo abaixo. Para editar as perguntas e respostas, basta clicar sobre o segmento. É possível selecionar o tipo de resposta que será disponibilizada. Por exemplo, pode-se disponibilizar um campo para o preenchimento com uma resposta curta, caixas de seleção, com as alternativas de resposta, ou, ainda, a opção de múltipla escolha.
Para editar a pergunta e as opções de escolha, basta clicar sobre o texto. Para incluir novas opções de resposta, clique em ADICIONAR OUTRO. Para excluir uma das alternativas de resposta, basta clicar no X.
Para excluir o segmento em edição, clique no ícone da lixeira. Se você deseja duplicar o segmento em edição, clique no ícone ao lado da lixeira. Uma cópia do quadro será criada logo abaixo.
Por fim, é possível tornar a pergunta como de resposta obrigatória. Ou seja, quem receber o formulário só vai conseguir avançar ou completar a tarefa se responder a pergunta. Os segmentos marcados como de preenchimento obrigatório recebem um asterisco.
No menu lateral, há opções para adicionar imagem, adicionar novos segmentos de pergunta e respostas, importar perguntas de outros formulários do seu arquivo, adicionar um novo segmento de título e descrição e, até mesmo, um vídeo do YouTube. Por fim, é possível adicionar seção. Seção nada mais é que a continuação do formulário em uma nova página.
Ao posicionar o cursor sobre um segmento, um novo sinal surge no topo do quadro. Ele permite que se altere a posição dos segmentos. Basta clicar sobre o sinal e arrastar o quadro até o ponto desejado.
No canto superior esquerdo, consta o nome do arquivo do formulário. Para editá-lo, basta clicar sobre o texto. Ao lado, no ícone da pasta, é possível definir uma pasta específica do seu Google Drive para salvar o formulário.
Do lado direito, no ícone com a forma de um olho, é possível visualizar como o formulário está ficando sob a perspectiva dos destinatários. No ícone da engrenagem, é possível alterar as configurações do formulário.
Exemplo de configurações que podem ser alteradas por meio do ícone da engrenagem: na aba APRESENTAÇÃO pode-se optar por mostrar uma barra de progresso para quem está respondendo o formulário. A barra indica o quanto falta para completar as respostas. Ou, ainda, pode-se personalizar a mensagem de confirmação de envio do formulário. A mensagem de confirmação costuma aparecer quando terminamos de preencher algo na internet. Para aplicar as alterações nas configurações, clique em salvar.
As alterações feitas em seu formulário durante o processo de edição são salvas automaticamente em cópia no Google Drive. Se já estiver tudo pronto, é hora de enviar o formulário. Caso opte por enviar o formulário por email, insira aqui o endereço dos destinatários.
Outra possibilidade é a geração de um link específico, que conduza diretamente ao formulário.
Acompanhe o feedback na aba RESPOSTAS. Quando quiser, é possível optar por deixar de aceitar novas respostas. Basta desmarcar a opção ACEITANDO RESPOSTAS.
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