O produtor



Sérgio Vaz

O produtor ou pauteiro, no jornalismo, possui uma rotina intensa, proporcional à importância do cargo.

Antes de mais nada, o produtor precisa manter-se informado. Consequentemente, deve ser um grande consumidor de informação, em todas as mídias: jornais impresso, rádio, redes sociais, email e, obviamente, televisão. Inclusive os telejornais da concorrência precisam ser monitorados. É bem verdade que, nesta atividade, o produtor pode contar com a ajuda do rádio-escuta.

Mas as atribuições do pauteiro não param aqui. Este profissional participa das reuniões de pauta e sugere matérias – motivo pelo qual precisa estar bem informado. Matéria aceita, o produtor se encarrega de produzir a pauta a partir da sugestão aprovada na reunião.

É importante que a pauta traga sugestões de nomes, úteis para a realização da matéria, com os seus respectivos contatos. Tudo com vistas a agilizar o trabalho da equipe de reportagem na rua.

Mesmo depois de redigida a pauta, o produtor continua em cena, apoiando a equipe de reportagem encarregada de desenvolver a matéria na rua ou na redação.

Depois da pauta ser executada pelo repórter, o produtor ainda pode ser incumbido de complementar a apuração com informações ou esclarecimentos os quais os editores julgam necessárias. Um dado, um endereço, um nome, enfim, detalhes a respeito do qual se percebeu alguma lacuna no processo de edição da reportagem.





Manual de jornalismo para rádio, TV e novas mídias | Heródoto Barbeiro & Paulo Rodolfo de Lima. Editora Campus.



Produção de rádio: um guia abrangente de produção radiofônica | Robert Mcleish. Editora Summus. 








Manual de produção de televisão: | Herbert Zettl. Editora Cengage.


Rádio: produção, programação e performance | Carl Hausman; Fritz Messere; Lewis O'Donnell & Philip Benoit. Editora Cengage.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.
Sua mensagem é muito bem-vinda!