O produtor no telejornalismo



Sérgio Vaz

A atividade do produtor, ou pauteiro (terminologia adotada por alguns autores), começa no monitoramento das informações divulgadas nos mais diversos veículos, passa pela participação na reunião de pauta e inclui, sobretudo, a confecção de pautas e o devido acompanhamento da execução destas.

No caso do telejornalismo, a atividade do produtor é marcada por algumas especificidades. 

Todo o processo de construção de uma notícia – desde a sugestão de pauta – deve ser marcado pela preocupação constante com a imagem. Pois a televisão é uma mídia que tem no visual um de seus maiores – senão o maior – apelo.

Justamente por gravar imagens, a equipe de reportagem precisará – não raro – de autorização. Principalmente no interior de espaços privados, como shopping-centers ou supermercados, a obtenção de imagens necessita de autorização prévia, que deve ser conseguida pelo produtor.

O pauteiro, da mesma forma, ocupa-se com questões técnicas, ao orientar a equipe de reportagem sobre os equipamentos para a realização da pauta. Informações sobre a imagem dos possíveis entrevistados, inclusive com relação a necessidade de uma eventual preservação, também é uma das atribuições do produtor.

Vale destacar que o trabalho na televisão é coletivo. Ou seja, é forçoso que o produtor atue em simbiose com outros profissionais da equipe, bem como os apuradores, a chefia de reportagem, o repórter na rua e os editores de texto e imagem.




O texto na TV: manual de telejornalismo | Vera íris Paternostro. Editora Elsevier.



Manual de produção de televisão: | Herbert Zettl. Editora Cengage.



Profissão - Jornalista de TV: telejornalismo aplicado na era digital | Regina Villela. Editora Ciência Moderna.



Telejornalismo no Brasil: um perfil editorial | Guilherme Jorge de Rezende. Editora Summus.

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