Sérgio Vaz
A atividade do produtor, ou pauteiro (terminologia adotada por alguns autores), começa no monitoramento das informações divulgadas nos mais diversos veículos, passa pela participação na reunião de pauta e inclui, sobretudo, a confecção de pautas e o devido acompanhamento da execução destas.
No caso do telejornalismo, a atividade do produtor é marcada
por algumas especificidades.
Todo o processo de construção de uma notícia –
desde a sugestão de pauta – deve ser marcado pela preocupação constante com a
imagem. Pois a televisão é uma mídia que tem no visual um de seus maiores – senão
o maior – apelo.
Justamente por gravar imagens, a equipe de reportagem
precisará – não raro – de autorização. Principalmente no interior de espaços
privados, como shopping-centers ou supermercados, a obtenção de imagens
necessita de autorização prévia, que deve ser conseguida pelo produtor.
O pauteiro, da mesma
forma, ocupa-se com questões técnicas, ao orientar a equipe de reportagem sobre
os equipamentos para a realização da pauta. Informações sobre a imagem dos
possíveis entrevistados, inclusive com relação a necessidade de uma eventual
preservação, também é uma das atribuições do produtor.
Vale destacar que o trabalho na televisão é coletivo. Ou
seja, é forçoso que o produtor atue em simbiose com outros profissionais da
equipe, bem como os apuradores, a chefia de reportagem, o repórter na rua e os
editores de texto e imagem.
O texto na TV: manual de telejornalismo | Vera íris Paternostro. Editora Elsevier.
Manual de produção de televisão: | Herbert Zettl. Editora Cengage.
Profissão - Jornalista de TV: telejornalismo aplicado na era digital | Regina Villela. Editora Ciência Moderna.
Telejornalismo no Brasil: um perfil editorial | Guilherme Jorge de Rezende. Editora Summus.
O texto na TV: manual de telejornalismo | Vera íris Paternostro. Editora Elsevier.
Manual de produção de televisão: | Herbert Zettl. Editora Cengage.
Profissão - Jornalista de TV: telejornalismo aplicado na era digital | Regina Villela. Editora Ciência Moderna.
Telejornalismo no Brasil: um perfil editorial | Guilherme Jorge de Rezende. Editora Summus.
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