Organização visual de uma publicação



Priscila Lima

A articulação de áreas impressas e de áreas sem impressão de elementos decodificáveis, compreensíveis, compõem a diagramação. Trata-se da organização e apresentação visual dos elementos de uma publicação.
Às áreas impressas do layout (letras, fios, imagens...), atribuímos o nome de grafismos. Às áreas sem a impressão de elementos decodificáveis (como o fundo de um layout), chamamos de contragrafismos.

Um dos elementos básicos na organização visual de uma página são as colunas – divisões onde são inseridos os textos. Além das divisões verticais, que originam as colunas, é também recomendável a divisão em camadas horizontais, as chamadas fileiras. Note-se que com isso, tem-se a formação de grades, em cima da qual costumam-se organizar os elementos gráficos da página.
O espaço entre as colunas chamamos de calha, ou gutter. Já aquele espaço situado entre as bordas das páginas e as colunas, chamamos de margens. No processo de organização, são importantes, pois contribuem esteticamente, deixando as páginas mais leves do que se a massa de texto fosse efetivamente até a borda. Uma margem pode ser externa, interna, superior ou inferior.





Novas fronteiras do Design Gráfico | Gisela Belluzzo de Campos & Maria Ledesma (Organizadoras). Editora Estação das Letras e Cores.




Produção gráfica: arte e técnica da mídia impressa | Antonio Celso Collaro. Editora Pearson - Prentice-Hall.



Layout: o design da página imprensa | Allen Hurlburt. Editora Nobel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.
Sua mensagem é muito bem-vinda!