Sérgio Vaz
A diagramação de um veículo jornalístico deve prezar pela
legibilidade, ou seja por uma organização que agilize a compreensão do leitor,
para, assim, propiciar uma maior fluidez. Quanto mais veloz a percepção do
leitor para o texto, mais legível e a peça. E na busca pela legibilidade,
vários elementos estão em jogo.
É em nome da legibilidade que se deve usar um espaçamento
entrelinhas maior, na proporção da extensão da largura das linhas de uma
coluna. No mais, quanto maior o corpo da fonte utilizada, mais larga deve ser a
coluna.
A organização visual de uma página é, sem dúvida, um dos
quesitos basais. Dentre as recomendações mais tradicionais, figuram:
- A uso do título logo abaixo da imagem a qual se refere,
contribuindo para que o leitor ingresse no texto;

- Tirar partido das proximidades e distâncias. Explica-se.
Proximidade indica relacionamento. Assim, entre um título e um texto, a
distância ou proximidade pode indicar relação ou não. Por isso, em edição
gráfica, recomenda-se mais espaço antes do título e menos espaço depois dele.
Isso o relaciona ao texto que vem a seguir.
- Ainda sobre a questão do uso dos espaços, o mesmo vale
para os intertítulos, que devem estar mais próximos do bloco de texto aos quais
possuem relação. Uma das funções de um intertítulo é conduzir o leitor para o
texto que vem na sequência.
Produção gráfica: arte e técnica da mídia impressa | Antonio Celso Collaro. Editora Pearson - Prentice-Hall.
Guia de Tipografia: manual prático para o uso de tipos no Design Gráfico | Timothy Samara. Editora Bookman.
Layout: o design da página imprensa | Allen Hurlburt. Editora Nobel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário.
Sua mensagem é muito bem-vinda!