Legibilidade na diagramação do texto jornalístico



Sérgio Vaz

A diagramação de um veículo jornalístico deve prezar pela legibilidade, ou seja por uma organização que agilize a compreensão do leitor, para, assim, propiciar uma maior fluidez. Quanto mais veloz a percepção do leitor para o texto, mais legível e a peça. E na busca pela legibilidade, vários elementos estão em jogo.

É em nome da legibilidade que se deve usar um espaçamento entrelinhas maior, na proporção da extensão da largura das linhas de uma coluna. No mais, quanto maior o corpo da fonte utilizada, mais larga deve ser a coluna.

A organização visual de uma página é, sem dúvida, um dos quesitos basais. Dentre as recomendações mais tradicionais, figuram:

- A uso do título logo abaixo da imagem a qual se refere, contribuindo para que o leitor ingresse no texto;

- Jamais publicar foto sem a devida legenda. Nesse quesito aliás, vale a tradição. Recomenda-se que a legenda esteja embaixo da foto, em respeito ao condicionamento do olhar dos leitores.

- Tirar partido das proximidades e distâncias. Explica-se. Proximidade indica relacionamento. Assim, entre um título e um texto, a distância ou proximidade pode indicar relação ou não. Por isso, em edição gráfica, recomenda-se mais espaço antes do título e menos espaço depois dele. Isso o relaciona ao texto que vem a seguir.

- Ainda sobre a questão do uso dos espaços, o mesmo vale para os intertítulos, que devem estar mais próximos do bloco de texto aos quais possuem relação. Uma das funções de um intertítulo é conduzir o leitor para o texto que vem na sequência.

É pertinente que tais cuidados não sejam esquecidos nas diretrizes que orientam o aspecto gráfico de uma publicação – o projeto gráfico. São os parâmetros do projeto gráfico que conferem a uma publicação uma identidade visual. E é melhor que a identidade seja consonante com a legibilidade (o que, por sua vez, será consonante com mais leitores).




Produção gráfica: arte e técnica da mídia impressa | Antonio Celso Collaro. Editora Pearson - Prentice-Hall.









Guia de Tipografia: manual prático para o uso de tipos no Design Gráfico | Timothy Samara. Editora Bookman.


Layout: o design da página imprensa | Allen Hurlburt. Editora Nobel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.
Sua mensagem é muito bem-vinda!