Hierarquia visual no impresso jornalístico



Priscila Lima

Um layout de impresso jornalístico não pode prescindir de hierarquia visual. Os diferentes usos de cores e tamanhos para os elementos diagramados e espaços vazios em volta dos elementos devem ser articulados com o propósito de conduzir, guiar, o leitor pela página, sugerindo-lhe aquilo que é mais importante. O que chama mais a atenção.
Em edição gráfica, o tamanho costuma ser imbatível no bojo dos esforços para conduzir a uma hierarquização visual. Por isso, as fotos também devem ser contempladas com tal variação.

No processo de edição gráfica, existem algumas organizações que já são clássicas, quase imbatíveis para determinados propósitos. Por exemplo:

Opiniões com pesos iguais

Não é raro as publicações apostarem em seções onde são publicadas duas opiniões dissonantes sobre um mesmo assunto, ao estilo sim e não. Nesses casos, a divisão da página virtualmente em duas, para possibilitar a inclusão dos dois pontos de vista lado a lado, é uma alternativa interessante. De outra forma, com uma opinião colocada primeiro e a outra em seguida, passa-se a impressão de estar-se dispondo a primeira em lugar de honra, enquanto à segunda, resta o papel de coadjuvante.

Como regra, não seguir regra

Há ainda a trabalhosa opção de não seguir a organização sugerida pela grade (formada pela divisão da página em colunas e fileiras). Aqui, as unidades de informação ocupariam áreas retangulares separadas, dispostas de modo a serem percebidas e identificadas devido às suas individualizações.

Contudo, o risco do layout não funcionar, passando a imagem de um conjunto desconexo de blocos de informação, faz com que o uso deste formato seja avaliado com parcimônia. Sua composição exige tirocínio do profissional de diagramação.





Layout: o design da página imprensa | Allen Hurlburt. Editora Nobel.



Novas fronteiras do Design Gráfico | Gisela Belluzzo de Campos & Maria Ledesma (Organizadoras). Editora Estação das Letras e Cores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.
Sua mensagem é muito bem-vinda!