Aloísio Gueiros
“Como se dá o processo de fabricação das notícias
nas redações dos veículos de comunicação social?”. Com o objetivo de desanuviar
questões como essa, as pesquisas do newsmaking valem-se da técnica da
observação participante.
Dois são os elementos principais que acabam
influenciando o processo da produção das notícias. A cultura profissional dos
jornalistas e as restrições ligadas à organização do trabalho.
Paradigmas e práticas profissionais – especialmente
aquelas adotadas pelos cânones da profissão – influenciam as redações ao serem
adotadas como naturais.
O processo produtivo que cada modalidade dos
veículos de comunicação exige para a confecção das notícias possui grande
importância no escopo do newsmaking. Quanto mais um evento ou acontecimento
(uma pauta) se aproxima e é consonante com as rotinas produtivas de um
determinado meio (televisão, rádio, jornal...), maiores são as chances desse
evento ou acontecimento adquirir o estatuto de notícia, integrando o conteúdo
dos meios de comunicação de massa.
Assim, uma pauta para televisão, por exemplo, deve prever
boas imagens; assim como uma pauta para rádio deve prever a possibilidade de
realização de boas entrevistas. Tratam-se de elementos, que ao fim,
contribuirão para que a pauta sugerida não se afaste demasiadamente da rotina
produtiva desses meios (no caso dos exemplos, televisão e rádio), dotando-as de
maior chance no bojo do ciclo produtivo da notícia.
Esses requisitos – a adequação aos cânones da
cultura profissional e à rotina produtiva – são alguns daqueles que conferem a
determinados episódios o atributo da noticiabilidade – conceito basal na teoria
do newsmaking.
É evidente que tais critérios de noticiabilidade
estão sujeitos a exceções. Nos casos dos acontecimentos excepcionais a
contingência da situação pode se impor, sendo necessária, então, uma
flexibilização das práticas produtivas. Contudo, frise-se, essas são situações
excepcionais.
Outro elemento que também pode ser considerado um
atributo de noticiabilidade são os valores-notícia.
Teoria do jornalismo | Felipe Pena. Editora
Contexto.
Teorias da comunicação em jornalismo: reflexões
sobre a mídia | Clovis de Barros Filho; Felipe Tavares Paes Lopes & Luiz
Peres Neto. Editora Saraiva.
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