Newsmaking



Aloísio Gueiros

“Como se dá o processo de fabricação das notícias nas redações dos veículos de comunicação social?”. Com o objetivo de desanuviar questões como essa, as pesquisas do newsmaking valem-se da técnica da observação participante.
Dois são os elementos principais que acabam influenciando o processo da produção das notícias. A cultura profissional dos jornalistas e as restrições ligadas à organização do trabalho.

Paradigmas e práticas profissionais – especialmente aquelas adotadas pelos cânones da profissão – influenciam as redações ao serem adotadas como naturais.

O processo produtivo que cada modalidade dos veículos de comunicação exige para a confecção das notícias possui grande importância no escopo do newsmaking. Quanto mais um evento ou acontecimento (uma pauta) se aproxima e é consonante com as rotinas produtivas de um determinado meio (televisão, rádio, jornal...), maiores são as chances desse evento ou acontecimento adquirir o estatuto de notícia, integrando o conteúdo dos meios de comunicação de massa.

Assim, uma pauta para televisão, por exemplo, deve prever boas imagens; assim como uma pauta para rádio deve prever a possibilidade de realização de boas entrevistas. Tratam-se de elementos, que ao fim, contribuirão para que a pauta sugerida não se afaste demasiadamente da rotina produtiva desses meios (no caso dos exemplos, televisão e rádio), dotando-as de maior chance no bojo do ciclo produtivo da notícia.

Esses requisitos – a adequação aos cânones da cultura profissional e à rotina produtiva – são alguns daqueles que conferem a determinados episódios o atributo da noticiabilidade – conceito basal na teoria do newsmaking.

É evidente que tais critérios de noticiabilidade estão sujeitos a exceções. Nos casos dos acontecimentos excepcionais a contingência da situação pode se impor, sendo necessária, então, uma flexibilização das práticas produtivas. Contudo, frise-se, essas são situações excepcionais.

Outro elemento que também pode ser considerado um atributo de noticiabilidade são os valores-notícia.







 
Teoria do jornalismo | Felipe Pena. Editora Contexto.
 








 
Teorias da comunicação em jornalismo: reflexões sobre a mídia | Clovis de Barros Filho; Felipe Tavares Paes Lopes & Luiz Peres Neto. Editora Saraiva.


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