Aloísio Gueiros
Com o objetivo de estudar o processo produtivo das
notícias nos meios de comunicação, foram desenvolvidos, no campo da pesquisa em
comunicação, os estudos do newsmaking.
Dentre os elementos contemplados na pesquisa, está o
conceito de noticiabilidade, o qual representaria um conjunto de requisitos que,
aplicados aos acontecimentos, contribui sobremaneira com a escolha dos fatos
(matéria-prima) aptos a serem processados pelos meios de comunicação no bojo do
processo de “fabricação” das notícias.
Dentre os atributos de noticiabilidade, estão os
valores-notícia.
Mais diretamente relacionado ao acontecimento
noticioso, os valores-notícia denominam aqueles atributos que, na visão do
jornalista – produtor da notícia –, dotam o acontecimento de potencial para ser
transformada em uma “boa história”, sob um hipotético prisma da audiência. Ou,
ainda, que dote um acontecimento qualquer de uma relevância apelativa. Quanto
mais um acontecimento exibir qualidades relacionadas aos valores-notícia,
maiores as chances de serem encampados.
O uso de valores-notícia na seleção de acontecimentos
a serem importados para o processo produtivo em que trabalha o jornalista faz
sentido, especialmente se levarmos em conta que os “homens de jornal” precisam lidar
com uma matéria-prima praticamente infinita – os acontecimentos do mundo –
diariamente. Sem o arcabouço propiciado pelo conceito de valores-notícias, o trabalho
nas redações se tornaria inexequível e longe de qualquer possibilidade de ser
rotinizada.
Também no estabelecimento dos valores-notícia está
presente a cultura profissional, que acaba por dotar tais elementos
atributivos de certa homogeneidade no seio da categoria dos “homens de jornal”.
Contudo, é importantíssimo frisar, os
valores-notícias não são estanques. Antes, ao contrário, são elementos
dinâmicos, que mudam com o tempo. Alguns passam a ser incorporados nas redações,
enquanto outros podem perder parte do seu apelo. Algumas pautas que há anos
atrás não possuíam espaço nos meios de comunicação, hoje são prestigiadas.
Outra consideração pertinente a ser feita é a
possibilidade de se converter os valores-notícias em práticas organizativas
tangíveis. Isso graças à especialização temática construída pelo veículo de
comunicação, refletida na forma como está estruturado o seu staff. Explica-se:
a contratação e manutenção de determinados especialistas e correspondentes ou
setoristas acabarão por, fatalmente, contribuir para a veiculação de
determinadas pautas, pois não faria sentido manter tais especialistas e
correspondentes ou setoristas se não para aproveitar o seu trabalho.
Uma empresa de comunicação social a qual contempla,
em sua estrutura de staff, correspondente na Cidade do Vaticano, além de
especialistas em religião, por exemplo, está, por meio
disso, dando pistas dos critérios de noticiabilidade vigentes em sua redação.
Teorias do jornalismo – volume 1: porque as notícias
são como são | Nelson Traquina. Editora Insular.
Teorias do jornalismo – volume 2: a tribo
jornalística – uma comunidade interpretativa e transacional | Nelson Traquina.
Editora Insular.
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