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Tiago Zaidan
No composto das atividades de assessoria de imprensa, grande
parte do sucesso obtido na confecção e distribuição de um release deve-se,
sobretudo, ao mailing mantido pela assessoria responsável. Em linhas gerais,
release são as notas com sugestões de pautas enviadas à imprensa. Já o mailing,
nada mais é que uma lista de contatos. A depender dos objetivos pretendidos, a
lista pode ser composta por dados atualizados de clientes, fornecedores,
prospects, ou integrantes da imprensa.
A montagem de um mailing é o primeiro passo para se efetuar
um trabalho de Relações Públicas junto aos meios de comunicação social. Sua
elaboração não é complicada. Principalmente com o advento da Internet, a
captação de nomes e e-mails das redações de veículos de comunicação de toda
parte do mundo tornou-se fácil. Os grandes veículos de comunicação possuem
sites na Internet, onde há, ao menos, um e-mail de contato.
Mesmo depois de obtidos os e-mails que interessam à
organização, é fundamental que o profissional de comunicação repita
periodicamente as visitas aos sites dos veículos, visando atualizar o mailing.
Assim, ao visitar a seção “expediente” do veículo, será possível notar se o
jornalista contatado habitualmente ainda está no periódico ou se ele ainda se
encontra lotado na editoria de interesse da organização mantenedora da
assessoria.
Um bom cadastro de órgãos de comunicação costuma colecionar
os seguintes dados dos meios cadastrados: números de telefone, nome dos
diretores, nome dos chefes da redação, nome dos redatores, periodicidade do
veículo, tiragem e, por fim, data de aniversário da publicação.
Acompanhando os nomes dos diretores, chefes de redação e
redatores devem seguir, logicamente, os seus respectivos endereços de e-mail,
sobretudo no caso dos redatores. O jornalista que geralmente é contatado pela
organização deve ser enfatizado no cadastro, pois ele é a ponte entre a
instituição e aquele órgão de imprensa.
A informação relativa à tiragem será útil quando da
realização do balanço do aproveitamento do release. Assim, caso o release seja
aproveitado pelo órgão de comunicação, a organização terá, por meio da tiragem,
uma ideia do alcance potencial e sua consequente repercussão na
sociedade.
O tradicional hábito de contatar clientes e fornecedores em
seus dias de aniversário, uma das ações típicas de Relações Públicas, também é
válido quando o público em questão é a imprensa. Uma mensagem cordial, com
felicitações relativas à ocasião do aniversário do órgão de comunicação, é uma
ótima forma de prosseguir um relacionamento com os diretores do veículo. É
justamente para isso que se recomenda inserir, no cadastro de e-mail da
imprensa, a data de aniversário da publicação ou da emissora.
Direcionamento
Com o passar dos anos, o relacionamento com a mídia pode ser
refinado, sobretudo com a observação do que realmente interessa ao jornalista e
ao órgão contatado. Assim, dentro de algum tempo, será possível conhecer quais
as preferências do repórter. É possível tomar ciência de suas preferências por
meio de uma simples análise do aproveitamento dos releases já enviados. Aqueles
que obtiveram maior êxito trataram, obviamente, de um tema de interesse do
jornalista e da publicação. Já aqueles que sequer foram mencionados em uma
nota, fugiram ao campo de interesse do profissional da imprensa.
Antes mesmo de se iniciar o relacionamento com um repórter é
possível traçar um prévio perfil dos temas cujos releases possuem maiores chances
de serem aproveitados. É só “passear” pelo site do veículo analisado para
perceber quais são as pautas mais desenvolvidas em suas matérias. Também é
possível identificar quais são os temas das matérias freqüentemente assinadas
pelo repórter a ser contatado.
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