Tiago Zaidan
Crédito: Pexels |
Qual a organização que não gostaria de se comunicar de modo
sofisticado e eficiente com seu público-alvo e formadores de opinião? Existem
vários recursos de comunicação social que permitem contatos deste naipe. Um dos
instrumentos a ser considerado é a realização de eventos corporativos. Embora
menos convencional que as outras formas de comunicar-se com prospects e
clientes, uma festa temática tem a faculdade de emplacar um novo produto ou
marca.
Se o público que a organização pretende atingir for exigente
e dono de um gordo patrimônio, o evento é um meio especial de difusão da marca.
Se, aliado a tais atributos, o público da organização for jovem, um evento estilo
“balada” torna-se altamente propício para a divulgação e exposição de um novo
conceito, o conceito da organização dona da festa.
Local original
Para realizar um evento de porte a primeira medida a ser
considerada é estudar um local adequado para realizar o acontecimento. Locais
convencionais como casas de eventos, que alugam salões justamente com vistas à
promoção de festas, não marcam tanto quanto locais aparentemente insólitos.
Locais diferentes – até certo ponto inusitados – contribuem decisivamente com
os toques de originalidade prezados em uma festa, tornado-a marcante e, por
isso, com maior potencial de repercussão.
O evento deve caprichar nas características próprias –
genuinamente temáticas – que estejam ligadas ao conceito da organização promotora.
Não faz muito tempo que uma requintada marca de relógios – a mesma que
confeccionou o primeiro relógio de pulso registrado na historiografia oficial,
a pedido do inventor brasileiro Santos Dumont – realizou uma festa
interessantíssima em um hangar estilizado, dentro de um aeroporto.
Tudo remetia a parceria entre Dumont e a marca de relógios.
Não é necessário concluir que o evento foi um sucesso. O fato é que as
diferenças requintadas compõem o glamour de uma marca.
Presença de celebridades
Para fazer uma festa repercutir na imprensa – o que também é
de desejo da organização – os convidados são parte fundamental, de modo que, na
hora de produzir uma lista de convidados para o evento, é necessário reservar
boas doses de acenos para celebridades, empresários, alto executivos e
formadores de opinião.
Para realizar o convite, o melhor caminho é fazer uso de um
mailing list com os contatos dos VIPs. Contudo, é preferível que já exista
alguma abertura entre o organizador e o contatado. Atender ao convite de um
desconhecido não é prática usual de ninguém, sobretudo de famosos.
Além do convite, o evento deve reunir atributos suficientes
para conseguir motivar algum VIP a sair de suas luxuosas residências.
Geralmente, o glamour do evento e a inovação do produto lançado são os dois
atributos mais acachapantes para se abiscoitarem presenças ilustres.
Outro mote que ajuda a potencializar o convite a um evento é
a aliança do espaço lúdico com um toque de responsabilidade social. Festas que
arrecadam fundos para restauração de um museu, ou para a construção ou
ampliação de hospital infantil, são belas pedidas. Boas ações em público são
inerentes às imagens das celebridades.
Cidades brasileiras
Para a realização de um evento também deve ser levada em
conta a cidade onde se dará a festa. O Brasil é um país de proporções
continentais, cheio de grandes cidades, cada qual com suas próprias
celebridades. Todavia, se a instituição for de porte nacional, ou seja, atue em
todas as regiões do Brasil, a cidade a ser escolhida deve possibilitar e
facilitar a participação de celebridades de reconhecimento nacional.
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