Crédito: Ready made, Pexels |
Tradicionalmente o composto de marketing ou marketing mix é formado pelos chamados 4 Ps do marketing. São eles: produto, preço, praça e promoção.
A área de serviços, no entanto, possui peculiaridades quando comparada aos demais setores, como o industrial, por exemplo.
Eloy Zaidan
No setor secundário (indústria), o produto é produzido em um
momento e é consumido em outro. A produção e o consumo em geral se dão em
locais diferentes. Não necessariamente há interação entre os consumidores e os
trabalhadores da empresa.
No setor de serviços, por sua vez, a dicotomia espacial e
temporal entre a produção e o consumo é tênue ou inexistente. O produto é
produzido no mesmo instante em que é consumido. A produção, não raro, se dá
rigorosamente no mesmo local do consumo, diante do consumidor. É praticamente
inevitável que haja interação entre o consumidor e os trabalhadores da
instituição prestadora do serviço.
Pense na atividade de atendimento ao público, por exemplo.
Trata-se de um serviço. E aqui se incluem as repartições do setor público. Não
por acaso os trabalhadores do setor público são chamados de servidores
públicos. Quando um cidadão precisa ser atendido por um servidor público, em
uma repartição pública, está havendo a demanda por um serviço.
Justamente para dar conta das peculiaridades inerentes à
área de serviços, foram adicionados mais 3 Ps ao tradicional composto de
marketing dos 4 Ps. São eles: pessoas, processos e evidência física – este
último também costuma ser mencionado em inglês: physical evidence.
Parabéns
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluir