Alternativa de monetização de canal no YouTube: patrocínio e permuta

Para além do Adsense, outra forma de monetizar um canal no YouTube é por meio de patrocínios. Em seus vídeos, você pode anunciar os seus patrocinadores e apoiadores.

Conforme explica Francisco de Paulo de Melo Neto, no livro “Marketing Esportivo: o esporte como ferramenta do marketing moderno”, patrocínio pode ser definido como “(...) uma estratégia ou instrumento de comunicação e marketing utilizado pelas empresas para maximizar seus retornos de exposição, imagem e de vendas”. 

Melo Neto esclarece ainda que “Os publicitários veem o patrocínio como uma atividade paralela às atividades de propaganda e publicidade e como uma ferramenta de comunicação empresarial. Os especialistas em Branding definem o patrocínio como uma ferramenta de gestão de marcas dedicada a agregar valores e atributos, conceito e posicionamento para as marcas patrocinadoras”.

O patrocínio não precisa ser, necessariamente, em dinheiro. Para começar, o seu canal pode trabalhar por meio de permutas. Você recebe uma mercadoria, produto ou serviço relevante e, em troca, anuncia, comenta ou menciona esse produto no seu vídeo. 

Há casos de canais de YouTube de cunho educacional que, por exemplo, conseguiram matrícula e mensalidade para o filho estudar em escola particular a título de patrocínio, ou seja, de anúncios da escola no canal do YouTube.

Leia nos artigos abaixo outras formas de monetizar e tirar proveito de um canal no YouTube.

Canal no YouTube como veículo de prospecção de clientes

Monetização de canal e vídeos no YouTube com o Adsense

Monetização de canal no YouTube com programas de afiliados


Para fechar parcerias com o seu canal no YouTube, como permutas e patrocínios, é relevante atrair atenção e audiência para os seus vídeos. A edição consiste em fator chave para o sucesso do desempenho de seu audiovisual nas plataformas. 

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