Conforme explica Francisco de Paulo de Melo Neto, no livro “Marketing
Esportivo: o esporte como ferramenta do marketing moderno”, patrocínio pode ser
definido como “(...) uma estratégia ou instrumento de comunicação e marketing
utilizado pelas empresas para maximizar seus retornos de exposição, imagem e de
vendas”.
Melo Neto esclarece ainda que “Os publicitários veem o
patrocínio como uma atividade paralela às atividades de propaganda e publicidade
e como uma ferramenta de comunicação empresarial. Os especialistas em Branding
definem o patrocínio como uma ferramenta de gestão de marcas dedicada a agregar
valores e atributos, conceito e posicionamento para as marcas patrocinadoras”.
O patrocínio não precisa ser, necessariamente, em dinheiro.
Para começar, o seu canal pode trabalhar por meio de permutas. Você recebe uma
mercadoria, produto ou serviço relevante e, em troca, anuncia, comenta ou
menciona esse produto no seu vídeo.
Há casos de canais de YouTube de cunho educacional que, por
exemplo, conseguiram matrícula e mensalidade para o filho estudar em escola
particular a título de patrocínio, ou seja, de anúncios da escola no canal do YouTube.
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