Marketing Digital no Brasil: os setores que dominam os investimentos em publicidade e propaganda no INSTAGRAM e os formatos de conteúdo mais eficientes da plataforma

Quais os nichos de mercado campeões em investimentos em marketing digital no Instagram e quais as tendências e formatos de publicação que impulsionam os conteúdos na plataforma.

Segundo dados do 1º semestre de 2023, os setores que mais investem em publicidade digital no Brasil são:

Comércio (27,18%):

E-commerces: Magazine Luiza, Americanas, Amazon, Shopee.

Marketplaces: Mercado Livre, Submarino, Netshoes.

Lojas físicas com venda online: Renner, Casas Bahia.

Serviços (13,35%):

Aplicativos de delivery: iFood, Rappi, Uber Eats.

Serviços financeiros: Nubank, BTG Pactual, Banco Inter.

Turismo: Booking.com, Decolar, Airbnb.

Educação: Udemy, Coursera, Quero Saber.

Saúde: Telemedicine, Docctor, Zenklub.

Mídia (7,81%):

Jornais online: Folha de S.Paulo, O Globo.

Portais de notícias: G1, UOL, Terra.

Rádios online: Spotify, Deezer, Apple Music.

Plataformas de streaming: Netflix, Disney+, Prime Video.

Eletrônicos e informática (5,96%):

Lojas online de eletrodomésticos: Magazine Luiza, Americanas, Amazon.

Lojas físicas de eletrodomésticos: Casas Bahia, Ponto Frio, Extra.

Lojas online de smartphones: Americanas, Magazine Luiza, Submarino.

Lojas físicas de smartphones: Casas Bahia, Ponto Frio, Lojas Renner.

Lojas online de computadores: Kabum, Pichau, Terabyte.

Lojas físicas de computadores: Magazine Luiza, Americanas, Casas Bahia.

Financeiro e securitário (5,94%):

Bancos: Itaú, Bradesco, Santander.

Corretoras de seguros: BTG Pactual Seguros, Porto Seguro, SulAmérica.

Planos de saúde: Bradesco Saúde, Amil, Hapvida.

Instagram

Alguns estudos disponíveis apresentam dados relativos aos setores e negócios que mais investem em publicidade e propaganda especificamente no Instagram no Brasil. Vamos a alguns desses estudos.

Estudo da Kantar Ibope Media:

Moda e Beleza: 22% do investimento total em publicidade no Instagram em 2023.

Alimentos e Bebidas: 18%.

Varejo: 15%.

Automotivo: 12%.

Turismo: 10%.

Pesquisa da Socialbakers:

Educação: Maior crescimento em investimento em 2023 (110% em relação a 2022).

Entretenimento: Segundo maior crescimento (80%).

Saúde e Bem-Estar: Terceiro maior crescimento (75%).

Relatório da HypeAuditor:

Cosméticos e Beleza: Maior investimento em parcerias com influenciadores.

Moda: Segundo maior investimento.

Viagens e Turismo: Terceiro maior investimento.

O Instagram possui uma base de usuários majoritariamente jovem (18-34 anos), o que o torna atrativo para marcas que desejam alcançar esse público.

Outro aspecto importante é que o marketing de influenciadores deve continuar a crescer, com as marcas buscando parcerias cada vez mais estratégicas com criadores de conteúdo.

Formato de publicação

O Instagram permite a publicação de conteúdos em formatos diversos. O formato de publicação com maior alcance no Instagram varia de acordo com o tipo de conteúdo e o público-alvo.

Em 2024, os formatos que se destacam em termos de alcance e engajamento são:

Reels

Estudo da HubSpot: Os Reels apresentam um alcance 22% maior que vídeos tradicionais e 25% maior que imagens estáticas.

Relatório da Later: 73% dos usuários do Instagram afirmam assistir Reels semanalmente.

Dados do Instagram: O formato Reels está em constante crescimento na plataforma, com um aumento de 220% no número de usuários que os criam em 2023.

Lives

Pesquisa da Hootsuite: As Lives geram 7 vezes mais engajamento que vídeos tradicionais.

Análise da Sprout Social: O tempo médio de visualização de Lives no Instagram é de 24 minutos.

Insights do Instagram: A plataforma prioriza a entrega de Lives no feed dos usuários, aumentando sua visibilidade.

Stories

Estudo da Buffer: 58% dos usuários do Instagram assistem Stories diariamente.

Relatório da Iconosquare: As Stories apresentam uma taxa de conversão 2 vezes maior que posts no feed.

Dados do Instagram: Mais de 500 milhões de contas usam Stories diariamente.

A escolha do formato ideal depende do público que você deseja alcançar. Por exemplo, se seu público é jovem, os Reels podem ser uma boa opção. Já se você busca um público mais profissional, as Lives podem ser mais eficazes.

Vídeo vs. Imagem Estática

Os dois formatos mais tradicionais da plataforma Instagram são as postagens com imagens estáticas e os vídeos.

Em geral, os vídeos tendem a ter um alcance maior do que as imagens estáticas no Instagram. Isso se deve a diversos fatores, como o algoritmo da plataforma, que prioriza vídeos em feeds e stories, e o fato de os vídeos serem mais atrativos e engajadores para o público. Inclusive, o consumo de vídeo no Instagram vem crescendo rapidamente, o que deve levar a um aumento do investimento nesse tipo de anúncio.

Um estudo da Hootsuite em 2023 revelou que os vídeos no Instagram têm em média 21,9% a mais de engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos) do que as imagens estáticas.

Outro estudo da Sprout Social em 2022 mostrou que os vídeos no Instagram têm 2,14 vezes mais chances de serem assistidos até o final do que as imagens estáticas.

Apesar dos dados que parecem corroborar a supremacia dos vídeos, o uso de postagens com imagens estáticas não devem ser descartadas. Há de se levar em conta alguns aspectos, como o nicho de mercado. Em alguns nichos, os vídeos podem ter um alcance maior, enquanto em outros, as imagens estáticas podem ser mais eficazes. O público mais jovem tende a consumir mais vídeos, enquanto o público mais velho pode preferir imagens estáticas.

A estratégia de marketing da marca ou negócio também deve ser levada em consideração. Vídeos podem ser mais eficazes para gerar leads, enquanto imagens estáticas podem ser mais adequadas para aumentar o reconhecimento da marca.

Por “gerar leads” entenda: atrair potenciais clientes para o seu negócio. É o processo de despertar o interesse de pessoas em seus produtos ou serviços, coletando seus dados de contato para que você possa convertê-las em clientes pagantes.

Por fim, imagens estáticas ainda podem ser um formato de publicação eficaz no Instagram para conteúdos que precisam ser transmitidos de forma rápida e concisa, para mostrar produtos ou serviços em detalhes e para complementar vídeos e outros formatos de conteúdo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.
Sua mensagem é muito bem-vinda!