O design do título jornalístico



Sérgio Vaz

Do ponto de vista da edição gráfica, o título, o antetítulo e o subtítulo nos jornais e revistas possuem mais funções do que apenas aquela de atrair a atenção do leitor. A começar pela estética, pois o uso desses elementos quebra a monotonia das massas de texto e contribui para organizar os textos.

Especialistas em diagramação de jornais e revistas recomendam que, ao confeccionar graficamente o título, o profissional resista à tentação de lançá-lo todo em caixa alta (letras maiúsculas). Usado em demasia, tal estilo torna-se pouco decifrável, desconfortável se comparado com as letras em caixa baixa (as minúsculas).

Assim, maiúsculas devem ser usadas apenas em consonância com o que recomenda a gramática, além de poderem ser aplicadas em eventuais palavras-chave que mereçam destaque.

Entre a centralização e o alinhamento à esquerda, em se tratando de títulos, prefira o último. Especialmente se o título estiver dividido em mais de uma linha. Isso porque, é para a margem esquerda que o olho do leitor típico ocidental procura o início das linhas. Não brigar com o condicionamento dos olhos dos leitores vai ao encontro dos esforços em defesa da fluidez na leitura.






Layout: o design da página imprensa | Allen Hurlburt. Editora Nobel.  



Produção gráfica: arte e técnica da mídia impressa | Antonio Celso Collaro. Editora Pearson - Prentice-Hall. 



Guia de Tipografia: manual prático para o uso de tipos no Design Gráfico | Timothy Samara. Editora Bookman.

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