Sérgio Vaz
Do ponto de vista da edição gráfica, o título, o antetítulo
e o subtítulo nos jornais e revistas possuem mais funções do que apenas aquela
de atrair a atenção do leitor. A começar pela estética, pois o uso desses
elementos quebra a monotonia das massas de texto e contribui para organizar os
textos.
Especialistas em diagramação de jornais e revistas
recomendam que, ao confeccionar graficamente o título, o profissional resista à
tentação de lançá-lo todo em caixa alta (letras maiúsculas). Usado em demasia,
tal estilo torna-se pouco decifrável, desconfortável se comparado com as letras
em caixa baixa (as minúsculas).
Assim, maiúsculas devem ser usadas apenas em consonância com
o que recomenda a gramática, além de poderem ser aplicadas em eventuais
palavras-chave que mereçam destaque.
Entre a centralização e o
alinhamento à esquerda, em se tratando de títulos, prefira o último.
Especialmente se o título estiver dividido em mais de uma linha. Isso porque, é
para a margem esquerda que o olho do leitor típico ocidental procura o início
das linhas. Não brigar com o condicionamento dos olhos dos leitores vai ao
encontro dos esforços em defesa da fluidez na leitura. Layout: o design da página imprensa | Allen Hurlburt. Editora Nobel.
Produção gráfica: arte e técnica da mídia impressa | Antonio Celso Collaro. Editora Pearson - Prentice-Hall.
Guia de Tipografia: manual prático para o uso de tipos no Design Gráfico | Timothy Samara. Editora Bookman.





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