Arapuã: dona de um dos jingles mais populares dos anos 1990 |
Anderson Costa
No contexto da sonoplastia no rádio (inserção de elementos
sonoros), são de importante valia os jingles, os spots e o BG.
Mormente utilizado pela publicidade, o jingle consiste,
basicamente, em uma mensagem publicitária musicada.
Para facilitar a apreensão
do jingle pelos ouvintes, as músicas costumam ser de curta duração e as suas
respectivas letras trazem refrões simples.
Por ter objetivos publicitários, os jingles são compostos
com exclusividade para os anunciantes, os quais os veiculam nas emissoras de
rádio.
Ainda no campo da publicidade no rádio, o spot apresenta-se
como uma peça de propaganda que mescla diferentes recursos, os quais podem ser:
locução, efeitos sonoros e música de fundo. Permite a transmissão de vários
elementos em uma só mensagem.
A locução de um spot pode ser simples - uma voz apenas - ou mista - com duas ou mais vozes.
Jornalismo e publicidade no rádio: como fazer | Roseann Kennedy & Amadeu Nogueira de Paula. Editora Contexto.
Produção de rádio: um guia abrangente de produção radiofônica | Robert Mcleish. Editora Summus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário.
Sua mensagem é muito bem-vinda!