![]() |
Arapuã: dona de um dos jingles mais populares dos anos 1990 |
Anderson Costa
No contexto da sonoplastia no rádio (inserção de elementos
sonoros), são de importante valia os jingles, os spots e o BG.
Mormente utilizado pela publicidade, o jingle consiste,
basicamente, em uma mensagem publicitária musicada.
Para facilitar a apreensão
do jingle pelos ouvintes, as músicas costumam ser de curta duração e as suas
respectivas letras trazem refrões simples.

Ainda no campo da publicidade no rádio, o spot apresenta-se
como uma peça de propaganda que mescla diferentes recursos, os quais podem ser:
locução, efeitos sonoros e música de fundo. Permite a transmissão de vários
elementos em uma só mensagem.
A locução de um spot pode ser simples - uma voz apenas - ou mista - com duas ou mais vozes.
Jornalismo e publicidade no rádio: como fazer | Roseann Kennedy & Amadeu Nogueira de Paula. Editora Contexto.
Produção de rádio: um guia abrangente de produção radiofônica | Robert Mcleish. Editora Summus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário.
Sua mensagem é muito bem-vinda!