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Na cobertura de um incêndio, o som das sirenes são bem-vindos |
Uma máxima já tornada comum quando o assunto é rádio é que o
som é a sua matéria-prima – assim como a imagem é a matéria-prima da TV. Trazer
um som para o ouvinte causa impacto maior que o simples relato do locutor.
Não por acaso, recomenda-se, ao repórter de rádio que, ao
invés de reportar – ainda que com algum detalhe – o choro de alguém, deve-se,
sim, gravar o choro. O choro, aliás, pode estar em uma entrevista. A bem da
verdade, o choro pode ser, praticamente, a
entrevista – nas ocasiões em que o entrevistado mal consegue falar. Neste caso, o
som do choro do entrevistado falará mais que a descrição da cena pelo repórter
de rádio. O registro sonoro é importante e deve, sempre que possível, se fazer
presente.
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A emissora britânica BBC: referência |
Um exemplo de como o som deve se fazer presente em uma
reportagem. Por ocasião de uma briga, além da apuração precisa das informações
e das declarações dos envolvidos colhidas em off, pra contextualizar o episódio
tumultuoso, não pode faltar o barulho do litígio. Na cobertura de um incêndio, o som de sirenes e buzinas
soma-se à fala do repórter.
Muito falamos de sons outros que não a fala do próprio
repórter. Esta também é importante, óbvio. Aliás, esta também pode contribuir
para a ilustração da reportagem, na medida em que deixa transparecer mudanças
de tom. Em meio a uma correria, a mudança de respiração do repórter
contribui com o impacto da cobertura.
O mesmo pode-se dizer de uma entrada em
meio a um tumulto, com registros sonoros de pedidos de licença pelo repórter.
Tratam-se de elementos que valorizam a força de um episódio. Evidentemente é
preciso haver bom senso para se evitar afetações: voz muito alegre, muito
triste ou muito irônica, por exemplo. Embora possa estar ofegante, ao entrar,
em tempo real, em meio a uma correria, o repórter não deve se comportar como um
personagem. Afinal, o repórter não é a vítima ou um parente dela.
Produção de rádio: um guia abrangente de produção radiofônica | Robert Mcleish. Editora Summus.
Fundamentos do radiojornalismo | Paul Chantler & Peters Stewart. Editora Roca Brasil.
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