Anderson Costa
São diversas as vantagens de
oferecer-se um serviço virtual de relacionamento com a imprensa. Por meio dele,
os repórteres, mesmo horas antes do fechamento da edição do periódico onde
trabalham, podem confirmar dados ou mesmo obtê-los a qualquer momento,
agilizando o trabalho.
Sobretudo para empresas de atuação
internacional, que possuem o interesse de relacionar-se com a imprensa de
diversas partes do planeta e, portanto, sujeitas às inconveniências do
fuso-horário, uma sala de imprensa virtual faz-se um suporte de informações admirável.
Aqui, a busca por informações independem do horário de fechamento da edição do
jornal e do fuso-horário da região onde o repórter se encontra.
Caso a organização tenha o
interesse de desenvolver uma sala de imprensa virtual, a qual, de fato, atraia
jornalistas, deve manter tal página específica, sempre que possível,
atualizada, com informações inerentes à instituição, mas que, todavia, tragam
em si dados de pertinência para os repórteres. A disposição dos informes deve
seguir uma ordem cronológica, sendo as notas mais recentes privilegiadas na
diagramação da página.

Também se deve dispor uma lista de
contatos da organização, onde nomes que possam interessar a imprensa sejam
listados com seus respectivos cargos, telefones e endereço de e-mail.
Cobertura de eventos
Uma seção divulgando os eventos
previstos da (ou na) empresa – ladeado por dados necessários, como local de
realização, data, prováveis participantes e o caráter do encontro – é inerente
a uma página destinada ao segmento imprensa, de modo a facilitar a participação
dos veículos de comunicação na cobertura das ocorrências.
Ensaios e discursos, redigidos ou
proferidos por especialistas vinculados à organização ou por executivos da
mesma podem ser disponibilizados aos jornalistas. Se tais palestras estiverem
disponíveis também em áudio, ou mesmo em audiovisual, o conteúdo da página
estará também contemplando meios de comunicação como rádio e a televisão.
Diante de polêmicas que possam vir
a surgir dentro do campo de atuação da empresa, como em questões ambientais,
por exemplo, a companhia pode, em sua página destinada a imprensa, declarar
algo sobre o episódio, revelando com cautela a visão da empresa a respeito do
fato.
Assessoria de imprensa: como se relacionar com a mídia | Maristela Mafei. Editora Contexto.
Relações públicas na Internet: técnicas e estratégias para informar e influenciar públicos de interesse | J. B. PINHO. Editora Summus.
Assessoria de imprensa: como se relacionar com a mídia | Maristela Mafei. Editora Contexto.
Relações públicas na Internet: técnicas e estratégias para informar e influenciar públicos de interesse | J. B. PINHO. Editora Summus.
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