Anderson Costa
São diversas as vantagens de
oferecer-se um serviço virtual de relacionamento com a imprensa. Por meio dele,
os repórteres, mesmo horas antes do fechamento da edição do periódico onde
trabalham, podem confirmar dados ou mesmo obtê-los a qualquer momento,
agilizando o trabalho.
Sobretudo para empresas de atuação
internacional, que possuem o interesse de relacionar-se com a imprensa de
diversas partes do planeta e, portanto, sujeitas às inconveniências do
fuso-horário, uma sala de imprensa virtual faz-se um suporte de informações admirável.
Aqui, a busca por informações independem do horário de fechamento da edição do
jornal e do fuso-horário da região onde o repórter se encontra.
Caso a organização tenha o
interesse de desenvolver uma sala de imprensa virtual, a qual, de fato, atraia
jornalistas, deve manter tal página específica, sempre que possível,
atualizada, com informações inerentes à instituição, mas que, todavia, tragam
em si dados de pertinência para os repórteres. A disposição dos informes deve
seguir uma ordem cronológica, sendo as notas mais recentes privilegiadas na
diagramação da página.
Na sala de imprensa virtual é de
suma importância a exposição dos dados gerais da instituição. Aqui se divulgam
informações que invariavelmente são solicitadas por repórteres quando da
elaboração de uma matéria envolvendo a organização. Data de criação da
instituição, nome do fundador, números que demonstrem seu desempenho, setor de
ação, países onde atua, local da sede e número de colaboradores são alguns dos
dados que devem ser contemplados.
Também se deve dispor uma lista de
contatos da organização, onde nomes que possam interessar a imprensa sejam
listados com seus respectivos cargos, telefones e endereço de e-mail.
Cobertura de eventos
Uma seção divulgando os eventos
previstos da (ou na) empresa – ladeado por dados necessários, como local de
realização, data, prováveis participantes e o caráter do encontro – é inerente
a uma página destinada ao segmento imprensa, de modo a facilitar a participação
dos veículos de comunicação na cobertura das ocorrências.
Ensaios e discursos, redigidos ou
proferidos por especialistas vinculados à organização ou por executivos da
mesma podem ser disponibilizados aos jornalistas. Se tais palestras estiverem
disponíveis também em áudio, ou mesmo em audiovisual, o conteúdo da página
estará também contemplando meios de comunicação como rádio e a televisão.
Diante de polêmicas que possam vir
a surgir dentro do campo de atuação da empresa, como em questões ambientais,
por exemplo, a companhia pode, em sua página destinada a imprensa, declarar
algo sobre o episódio, revelando com cautela a visão da empresa a respeito do
fato.
Assessoria de imprensa: como se relacionar com a mídia | Maristela Mafei. Editora Contexto.
Relações públicas na Internet: técnicas e estratégias para informar e influenciar públicos de interesse | J. B. PINHO. Editora Summus.
Assessoria de imprensa: como se relacionar com a mídia | Maristela Mafei. Editora Contexto.
Relações públicas na Internet: técnicas e estratégias para informar e influenciar públicos de interesse | J. B. PINHO. Editora Summus.
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