Assessoria de imprensa via Internet



Anderson Costa 

São diversas as vantagens de oferecer-se um serviço virtual de relacionamento com a imprensa. Por meio dele, os repórteres, mesmo horas antes do fechamento da edição do periódico onde trabalham, podem confirmar dados ou mesmo obtê-los a qualquer momento, agilizando o trabalho.

Sobretudo para empresas de atuação internacional, que possuem o interesse de relacionar-se com a imprensa de diversas partes do planeta e, portanto, sujeitas às inconveniências do fuso-horário, uma sala de imprensa virtual faz-se um suporte de informações admirável. Aqui, a busca por informações independem do horário de fechamento da edição do jornal e do fuso-horário da região onde o repórter se encontra.

Caso a organização tenha o interesse de desenvolver uma sala de imprensa virtual, a qual, de fato, atraia jornalistas, deve manter tal página específica, sempre que possível, atualizada, com informações inerentes à instituição, mas que, todavia, tragam em si dados de pertinência para os repórteres. A disposição dos informes deve seguir uma ordem cronológica, sendo as notas mais recentes privilegiadas na diagramação da página.

Na sala de imprensa virtual é de suma importância a exposição dos dados gerais da instituição. Aqui se divulgam informações que invariavelmente são solicitadas por repórteres quando da elaboração de uma matéria envolvendo a organização. Data de criação da instituição, nome do fundador, números que demonstrem seu desempenho, setor de ação, países onde atua, local da sede e número de colaboradores são alguns dos dados que devem ser contemplados.   

Também se deve dispor uma lista de contatos da organização, onde nomes que possam interessar a imprensa sejam listados com seus respectivos cargos, telefones e endereço de e-mail.


Cobertura de eventos

Uma seção divulgando os eventos previstos da (ou na) empresa – ladeado por dados necessários, como local de realização, data, prováveis participantes e o caráter do encontro – é inerente a uma página destinada ao segmento imprensa, de modo a facilitar a participação dos veículos de comunicação na cobertura das ocorrências.


Ensaios e discursos, redigidos ou proferidos por especialistas vinculados à organização ou por executivos da mesma podem ser disponibilizados aos jornalistas. Se tais palestras estiverem disponíveis também em áudio, ou mesmo em audiovisual, o conteúdo da página estará também contemplando meios de comunicação como rádio e a televisão.

Diante de polêmicas que possam vir a surgir dentro do campo de atuação da empresa, como em questões ambientais, por exemplo, a companhia pode, em sua página destinada a imprensa, declarar algo sobre o episódio, revelando com cautela a visão da empresa a respeito do fato.





 Assessoria de imprensa: como se relacionar com a mídia | Maristela Mafei. Editora Contexto.


Relações públicas na Internet: técnicas e estratégias para informar e influenciar públicos de interesse | J. B. PINHO. Editora Summus.

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