As novas mídias e as redes em contraposição à comunicação de massa


Manuel Castells
As novas mídias surgidas na esteira da internet, cujos emblemas são as plataformas sociais, têm dado propulsão ao surgimento de um novo agregado social: as redes. Trata-se de um conceito sociológico, trabalhado de forma referencial pelo intelectual europeu Manuel Castells. As redes advêm como contraponto ao conceito de massas, agregado social teorizado na primeira metade do século XX, para dar conta do conjunto heterogêneo, disperso e relativamente passivo dos receptores dos nascentes meios de comunicação de largo alcance.
Aloísio Gueiros

Ao contrário das redes, a relação das massas com as mídias, e aqui incluímos os conteúdos jornalísticos, em certo sentido deturpa o real conceito da comunicação. De prática dialógica a emissão monológica, sem opção de interação, ao menos de forma síncrona. Não por acaso, a teoria hipodérmica, nascido no bojo do entre guerras, propugnava uma visão pessimista dos efeitos dos mass media na embrionária sociedade de massas. O poder conferido aos grandes jornais, emissoras de televisão e de rádio, mais do que “ampliar” as percepções sensoriais humanas – como sugeriu o comunicólogo canadense Marshall McLuhan – tornou-se, em muitos casos, “a” percepção sensorial. Alguns telespectadores passaram a acreditar mais piamente naquilo que assistiam ao que viam com os próprios olhos.

Pluralidade

Marshall McLuhan
O potencial que marca as redes, de multiplicar as fontes e de possibilitar a interação síncrona, quebra vários paradigmas que imperaram no século passado. A despeito dos evidentes efeitos colaterais que o substancial aumento do acesso aos canais de emissão causam, as novas tecnologias têm devolvido à comunicação o seu sentido original: a interação. Pautas tradicionalmente veladas pelos meios de massa passaram a ser contempladas. Divulgadas pelas redes sociais, tornaram-se fator de pressão nas redações. Mais importantes que a manutenção da audiência de telejornais ou da tiragem dos jornalões são a pluralidade e a denúncia de casos como o do desaparecimento do pedreiro Amarildo. Pauta esta habitualmente renegada por uma mídia pouco afeita ao diálogo.

Leitura recomendada:




A galáxia da internet | Manuel Castells. Editora Zahar.




Teoria das mídias digitais: linguagens, ambientes e redes | Luís Mauro Sá Martino. Editora Vozes.






Os meios de comunicação como extensões do homem | Marshall McLuhan. Editora Cultrix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.
Sua mensagem é muito bem-vinda!