Considerações sobre a confecção de releases na era da internet

Anderson Costa 

Os releases enviados aos jornalistas por e-mail podem explorar o recurso dos hipertextos que a rede mundial de computadores permite. Ao menos deve constar no release enviado por e-mail o endereço do correio eletrônico do redator da nota, acompanhado de seu nome, evidentemente, e o endereço do site institucional da organização remetente da sugestão de pauta, convidando o destinatário a aprofundar-se na informação obtida através do e-mail.

Complementando cada release recomenda-se, da mesma forma, a exposição do contato de um membro da organização indicado a responder às indagações dos jornalistas sobre os temas levantados pelos textos divulgados na Internet.
 
Ao passo em que o bloco de texto do release enviado por e-mail é agraciado pela possibilidade do uso de hiperlinks, é preferível que o seu tamanho seja limitado. Isso porque as leituras efetuadas diante de monitores tornam-se mais cansativas. Logo, os textos disponíveis na internet devem ser preferencialmente mais curtos que os documentos impressos.

É recomendada simplicidade na confecção do release a ser expedido por correio eletrônico. Não há a necessidade de um texto permeado por imagens e com diagramação sofisticada.
 






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