Anderson Costa
Na era da internet, os releases
lançados pela assessoria de
comunicação de uma organização podem ser expostos na sala de
imprensa virtual e enviados aos jornalistas interessados por correio
eletrônico.
Os destinatários contemplados com
os informes segmentados são catalogados em uma lista de e-mails, que serve de banco
de dados para o envio dos releases pela Internet.
É recomendada uma atenta observação
da lista visando evitar o envio indesejado do mesmo release por mais de uma vez ao mesmo jornalista. É, por tanto, de
bom alvitre, realizar verificações constantes para se identificar eventuais
nomes e e-mails duplamente cadastrados.
Não se pode descartar a
possibilidade de obter, por meio de convite, cadastros de jornalistas dispostos
a receberem informações relativas à organização. Por esse motivo, na página
destinada ao relacionamento com a imprensa, deve haver a opção para a
subscrição de repórteres que tenham interesse de receber releases da
organização em seu e-mail.
O cadastro não pode se estender
muito. Porém, é um ótimo meio de se conhecer o destinatário, aumentando as
chances do envio de um conteúdo mais personalizado.
Embora o cadastro, com a
respectiva permissão para receber notas relativas à organização, seja bem
vindo, não é necessariamente obrigatório que o envio de releases da instituição
seja restrito aos repórteres que tomaram a iniciativa de cadastrarem-se. Ao
contrário dos demais públicos na Internet, onde o envio de e-mails sem a
permissão de recebimento por parte do destinatário configura o spam, a
emissão de releases pelo correio eletrônico para jornalistas é natural,
mesmo sem um contato anterior. Entretanto, segundo Alessandro Lima em E
life: idéias vencedoras para marketing e promoção na web, “(...) você não pode abusar,
enviando informações que não são da área de especialização do jornalista”.
Detalhe importante: o envio de
mensagens onde o e-mail do repórter é apenas um entre outros diversos apontados
como destinatários, não é do feitio do jornalista. A revelação dos demais
agraciados com o release da organização prejudica a percepção
personalizada da relação entre a organização e o profissional de imprensa. Uma
forma de se superar tal problema é a utilização do recurso “cópia oculta”,
oferecida pelos serviços de e-mail, de modo que os endereços dos destinatários
não sejam revelados.
Manual prático de assessoria de imprensa | Léa Maria Araão Reis & Cláudia Carvalho. Editora Campus.
Manual prático de assessoria de imprensa | Léa Maria Araão Reis & Cláudia Carvalho. Editora Campus.
Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia:
teoria e prática | Jorge Duarte (Organizador). Editora Atlas.
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