Hipólito Gouveia
A busca pela personalização no trato com os internautas deve
ser um dos pontos principais a serem levados em conta, na construção de uma
página na rede mundial de computadores.
Por meio de métodos simples de obtenção de dados através da
própria Internet, a instituição pode obter os dados necessários dos visitantes objetivando
a personalização. Entre os métodos de coleta de informações estão os
formulários de preenchimento on-line.
A personalização, realizada com o suporte dos formulários e
demais meios de obtenção de dados, será aplicada no próprio site e nas
mensagens enviadas por correio eletrônico, refinando o relacionamento entre o
internauta e a página virtual da instituição.
Um exemplo de personalização de mensagens enviadas por meio
do correio eletrônico são as newsletters e boletins particularizados.
Por meio destes, o internauta que se dispor a granjear, por e-mail, informes e notícias referentes à
organização, as receberão de acordo com o seu real interesse. A instituição,
com base nos dados fornecidos e nas preferências declaradas pelo visitante
virtual, selecionará as notas que realmente interessam o internauta ou que
poderão surtir algum efeito comercial ou institucional àquele perfil de
consumidor.
É necessário frisar, todavia, que tais mensagens via correio
eletrônico só devem ser enviadas mediante a permissão expressa do dono da caixa
postal virtual. Sem a autorização do destinatário, as mensagens promocionais –
sejam elas comerciais ou institucionais – configuraram-se em spams, que
são mal vistas na Internet (FORTES, 2003, p.251). Tal permissão deve ser obtida
junto com os demais dados do internauta e, conseqüentemente, deverão constar no
banco de dados da organização mantenedora do site.
A personalização também pode ser utilizada na page de
forma mais sofisticada. Há como se identificar o computador pessoal do usuário
previamente cadastrado, acarretando em transmissões de mensagens personalizadas
no bojo do aspecto visual do site que se carregará no browser do
internauta reconhecido. Logo, torna-se viável a possibilidade da home-page da
organização ser carregada com desejos de bom dia ao usuário, e tratando-lhe
pelo nome fornecido em um cadastro ou em um formulário preenchido
anteriormente.
Utilizando a mesma tecnologia, há como se identificar se o
internauta que acaba de acessar o site já efetuou o cadastro ou preencheu
o formulário presente na página virtual. Em caso afirmativo, não há necessidade
de se expor o convite para a realização do cadastro ou preenchimento de
formulário no browser do computador do usuário reconhecido.
Lima explica que tais recursos, que permitem uma
personalização mais “agressiva”, são possíveis em função da tecnologia dos cookies.
“Os cookies são pequenos arquivos gravados nos nossos computadores, com
informações sobre nós e sobre como visitamos e o que vimos nos sites”
(LIMA, 2003, p.104).
E-Marketing: o marketing na internet com casos brasileiros | Tania Vidigal Limeira. Editora Saraiva.
E life: ideias vencedoras para marketing e promoção na web | Alessandro Barbosa LIMA. Editora Alta Books.
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