Personalização de sites empresariais: formulários, newsletters e cookies

 Hipólito Gouveia

A busca pela personalização no trato com os internautas deve ser um dos pontos principais a serem levados em conta, na construção de uma página na rede mundial de computadores.

Por meio de métodos simples de obtenção de dados através da própria Internet, a instituição pode obter os dados necessários dos visitantes objetivando a personalização. Entre os métodos de coleta de informações estão os formulários de preenchimento on-line.

A personalização, realizada com o suporte dos formulários e demais meios de obtenção de dados, será aplicada no próprio site e nas mensagens enviadas por correio eletrônico, refinando o relacionamento entre o internauta e a página virtual da instituição.

Um exemplo de personalização de mensagens enviadas por meio do correio eletrônico são as newsletters e boletins particularizados. Por meio destes, o internauta que se dispor a granjear, por e-mail, informes e notícias referentes à organização, as receberão de acordo com o seu real interesse. A instituição, com base nos dados fornecidos e nas preferências declaradas pelo visitante virtual, selecionará as notas que realmente interessam o internauta ou que poderão surtir algum efeito comercial ou institucional àquele perfil de consumidor.

É necessário frisar, todavia, que tais mensagens via correio eletrônico só devem ser enviadas mediante a permissão expressa do dono da caixa postal virtual. Sem a autorização do destinatário, as mensagens promocionais – sejam elas comerciais ou institucionais – configuraram-se em spams, que são mal vistas na Internet (FORTES, 2003, p.251). Tal permissão deve ser obtida junto com os demais dados do internauta e, conseqüentemente, deverão constar no banco de dados da organização mantenedora do site.

A personalização também pode ser utilizada na page de forma mais sofisticada. Há como se identificar o computador pessoal do usuário previamente cadastrado, acarretando em transmissões de mensagens personalizadas no bojo do aspecto visual do site que se carregará no browser do internauta reconhecido. Logo, torna-se viável a possibilidade da home-page da organização ser carregada com desejos de bom dia ao usuário, e tratando-lhe pelo nome fornecido em um cadastro ou em um formulário preenchido anteriormente.

Utilizando a mesma tecnologia, há como se identificar se o internauta que acaba de acessar o site já efetuou o cadastro ou preencheu o formulário presente na página virtual. Em caso afirmativo, não há necessidade de se expor o convite para a realização do cadastro ou preenchimento de formulário no browser do computador do usuário reconhecido.

Lima explica que tais recursos, que permitem uma personalização mais “agressiva”, são possíveis em função da tecnologia dos cookies. “Os cookies são pequenos arquivos gravados nos nossos computadores, com informações sobre nós e sobre como visitamos e o que vimos nos sites” (LIMA, 2003, p.104).



E-Marketing: o marketing na internet com casos brasileiros | Tania Vidigal Limeira. Editora Saraiva.




E life: ideias vencedoras para marketing e promoção na web | Alessandro Barbosa LIMA. Editora Alta Books.



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