A prática do lobby através do website corporativo



Hipólito Gouveia

Nas sociedades onde a intervenção governamental é mais intensa, algumas regulamentações podem prejudicar o funcionamento de uma empresa, independente do setor onde esta atua. Visando minimizar prejuízos causados por imposições governamentais, o profissional de relações públicas deve incluir em sua gama de recursos profissionais a utilização do lobby.

Um website institucional tem a potencialidade de incrementar ações de lobby, sobretudo quando os alvos são as agências reguladoras vinculadas ao governo. Dentro do site corporativo da instituição, uma página pode ser reservada para promover praticas de interesse da organização, visando angariar a simpatia do público em geral para a causa defendida pela organização perante o governo.

Quando o foco do lobby é comum a mais de uma empresa, do mesmo setor ou não, um novo site pode ser criado, com o propósito definido de se promover a causa defendida pelas organizações envolvidas. Complementando a criação do site corporativo, banners padronizados devem ser postos em pontos estratégicos da página principal dos sites institucionais das organizações envolvidas com a campanha. O banner precisa ter incutido em si um link que, ao ser clicado, conduza o internauta interessado à página criada especificamente para promover o tema do lobby (PINHO, 2003, p.171).

A união de organizações com interesses em comum, aliada à criação de um site com foco na campanha de lobby definida pelo pool de instituições interessadas, fortalece substancialmente a potencialidade da Internet para promover campanhas com este caráter.



Relações públicas na Internet: técnicas e estratégias para informar e influenciar públicos de interesse | J. B. PINHO. Editora Summus.

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