Internet aliada a recursos off-line no contexto da comunicação organizacional



Hipólito Gouveia

A Internet possui vocação para ações conjuntas de publicidade. Todavia, a campanha veiculada apenas na Internet não é recomendada, mesmo para empresas que atuem somente na rede mundial de computadores ou para a divulgação de sites institucionais. O ideal é agregar o potencial publicitário da Internet (mídia on-line), com os veículos tradicionais fora do ciberespaço (mídia off-line) (LIMA, 2003, p.75).

O mesmo vale para campanhas de promoção da marca da organização, presente no site institucional. Se a instituição deseja realmente repercutir a campanha, não deve restringir-se ao site. Este servirá como veículo que permitirá aos públicos interessados o aprofundamento da temática abordada nas publicidades veiculadas em mídias tradicionais off-line.

Embora o objetivo e a temática sejam a mesma e alguns aspectos visuais sejam padronizados – o que é importante para se pavimentar uma imagem institucional sólida –, as peças publicitárias destinadas a cada um dos veículos, on-line e off-line, devem ser confeccionadas especificamente para cada um deles, respeitando as potencialidades e as particularidades de cada mídia.

Mesmo entre os veículos off-line, tais como outdoor, jornal, revista, televisão, rádio e etc., e on-line, como e-mail, banner, etc., as peças promocionais devem ser personalizadas ao meio em que se transmite a mensagem.

O aproveitamento de uma peça confeccionada para um jornal, por exemplo, não deve ser enquadrada de modo simplista em um site institucional, sob pena de não funcionar, desperdiçando um meio dotado de grandes possibilidades, como é a Internet. Tal precaução se deve ao fato de que “cada mídia tem sua própria linguagem e formato” (LIMA, 2003, p.77).

Outro momento em que o website institucional tem grande potencial de somar-se a ações de comunicação tradicionais é durante a promoção e eventos. Ries e Ries (2001, p.114) recomendam o envio de cartões postais simplificados informando o destinatário sobre a realização do evento e convidando-o a visitar o site institucional da organização, onde haverá um hot-site específico que se encarregará de aprofundar-se no tema.

Por meio dessa estratégia há uma elevação no potencial dos recursos. Os materiais impressos complexos são mais caros. Deve-se levar em conta também, a possibilidade real do risco dos materiais enviados serem descartados por destinatários que não possuem interesse desde o princípio de participar do evento divulgado. Com a emissão de um simples cartão postal, o desperdício de materiais pelos públicos desinteressados será significativamente menor. Aos destinatários interessados haverá o site – cujo endereço será divulgado no cartão – que complementará os dados e permitirá interatividade.





As 11 consagradas Leis de marcas na Internet | Al RIES & Laura RIES. Editora Makron Books.




 



E life: ideias vencedoras para marketing e promoção na web | Alessandro Barbosa LIMA. Editora Alta Books.

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