Hipólito Gouveia
A Internet possui vocação para ações conjuntas de
publicidade. Todavia, a campanha veiculada apenas na Internet não é
recomendada, mesmo para empresas que atuem somente na rede mundial de
computadores ou para a divulgação de sites institucionais. O ideal é
agregar o potencial publicitário da Internet (mídia on-line), com os veículos tradicionais fora do ciberespaço (mídia off-line) (LIMA, 2003, p.75).
O mesmo vale para campanhas de promoção da marca da
organização, presente no site institucional. Se a instituição deseja
realmente repercutir a campanha, não deve restringir-se ao site. Este servirá
como veículo que permitirá aos públicos interessados o aprofundamento da
temática abordada nas publicidades veiculadas em mídias tradicionais off-line.
Embora o objetivo e a temática sejam a mesma e alguns
aspectos visuais sejam padronizados – o que é importante para se pavimentar uma
imagem institucional sólida –, as peças publicitárias destinadas a cada um dos
veículos, on-line e off-line, devem ser confeccionadas
especificamente para cada um deles, respeitando as potencialidades e as
particularidades de cada mídia.
Mesmo entre os veículos off-line,
tais como outdoor, jornal, revista, televisão, rádio e etc., e on-line, como e-mail, banner, etc., as peças promocionais devem ser
personalizadas ao meio em que se transmite a mensagem.
O aproveitamento de uma peça confeccionada para um jornal,
por exemplo, não deve ser enquadrada de modo simplista em um site institucional,
sob pena de não funcionar, desperdiçando um meio dotado de grandes
possibilidades, como é a Internet. Tal precaução se deve ao fato de que “cada
mídia tem sua própria linguagem e formato” (LIMA, 2003, p.77).
Outro momento em que o website institucional tem
grande potencial de somar-se a ações de comunicação tradicionais é durante a
promoção e eventos. Ries e Ries (2001, p.114) recomendam o envio de cartões
postais simplificados informando o destinatário sobre a realização do evento e
convidando-o a visitar o site institucional da organização, onde haverá
um hot-site específico que se encarregará de aprofundar-se no tema.
Por meio dessa estratégia há uma elevação no potencial dos
recursos. Os materiais impressos complexos são mais caros. Deve-se levar em
conta também, a possibilidade real do risco dos materiais enviados serem
descartados por destinatários que não possuem interesse desde o princípio de
participar do evento divulgado. Com a emissão de um simples cartão postal, o
desperdício de materiais pelos públicos desinteressados será significativamente
menor. Aos destinatários interessados haverá o site – cujo endereço será
divulgado no cartão – que complementará os dados e permitirá interatividade.
As 11 consagradas
Leis de marcas na Internet | Al RIES & Laura RIES. Editora Makron Books.
E life: ideias vencedoras para marketing e promoção na web | Alessandro Barbosa LIMA. Editora Alta Books.
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