Hipólito Gouveia
![]() |
Corredores das empresas, propícios para a comunicação informal |
Imagine uma
organização que pouco se preocupa em passar informações para os seus
colaboradores. Não existem, nela, canais de comunicação formais, oriundos da
própria estrutura organizacional. Em um momento de recessão econômica, ou de um
simples abalo no segmento de mercado no qual a empresa atua, surge um rumor de
crise dentro da empresa. Na falta de todo e qualquer comunicado oficial,
formal, o rumor ganha corpo de boca em boca, nos corredores da empresa. Um
funcionário comenta com outro a suposta crise.
Como diz o ditado
popular, “quem conta um conto, aumento um ponto”. Este adágio pode valer para
os corredores da organização. De “crise”, o assunto passa a “ameaça de
demissão”. Logo, boa parte dos funcionários já está ansiosa e insegura, sem que
a organização tenha, sequer, se manifestado.
Este é um exemplo da
rede informal de comunicação dentro de uma organização.
Dentro das
organizações existem, basicamente, dois grandes sistemas de comunicação. O
sistema formal e o sistema informal. Um não é mais importante que o outro. Na
verdade, ambos são relevantes e complementares.
Evidentemente, nem
todos os exemplos de comunicação informal são tão dramáticos ou negativos. A
rede informal é, na realidade, inevitável e tão importante quanto à rede
formal. Por mais que uma organização se esforce para dotar os seus funcionários
de informação, disponibilizando canais formais de comunicação, em pouco tempo a
rede informal se fará pujante, suplementando a sistema formal.
A rede informal não
é requerida ou contratada pela organização. Não possui sua origem na estrutura
organizacional e, portanto, não é oficial. Está presente nas conversas do dia a
dia, puxadas por um funcionário com o seu colega de setor, nas demonstrações de
apreço, nas mais diversas manifestações dos colaboradores, sem que organização
exerça qualquer controle. Pode estar na comunicação operada pelos líderes
informais (o funcionário o qual, sem designação formal por parte da empresa, é
reconhecido, ainda que tacitamente, como o mais carismático, o mais
comunicativo, o mais respeitado).
Com a internet, as
redes informais foram alçadas a outra proporção, pois ganharam uma nova
ferramenta para se difundirem: o email
e as redes sociais, por exemplo. Por meio da internet, o que seria uma simples
conversa de corredor, ganha contornos de “viral” e se tornar o assunto do
momento dentro da organização.
Artigos relacionados no blog MERCADOR COMUNICAÇÃO:
Leia outros artigos sobre ATENDIMENTO no Mercador Comunicação. Clique aqui.
Leia outros artigos sobre RELAÇÕES PÚBLICAS no Mercador Comunicação. Clique aqui.
Indicações de cursos:
O curso aborda as principais causas dos erros e falhas na comunicação dentro das empresas de qualquer segmento ou porte, e os ciclos e alinhamentos para uma comunicação funcional e inteligente. Ministrado por Claudio Roberto de Menezes, consultor e fundador da M Meios Gestão Humana.
Clique aqui para informações adicionais.
Curso on-line voltado para concursos na área de comunicação social. O conteúdo é fruto da análise de 220 concursos realizados entre 2010 e 2021, e contempla, além dos conhecimentos específicos, os conhecimentos básicos geralmente cobrados: informática básica, raciocínio lógico, português e redação oficial. O curso traz ainda: simulados de conhecimentos específicos com 1.910 questões, simulados de conhecimentos básicos com 950 questões, 692 mapas mentais, jogos de memória com 2.450 flashcards, 452 resumos de livros e 290 artigos em PDF.
Clique aqui para informações adicionais.
Comunicação nas organizações: empresas privadas, instituições e setor público | Gaudêncio Torquato. Editora Summus.
Relações Públicas: história, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas | Margarida Kunsch (organizadora). Editora Saraiva.
Relações Públicas: história, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas | Margarida Kunsch (organizadora). Editora Saraiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário.
Sua mensagem é muito bem-vinda!