Hipólito Gouveia
Quem nunca ouviu um
boato no ambiente de trabalho? “O chefe vai deixar a firma”; “A firma vai ser
comprada por uma multinacional”; “Haverá demissões na empresa, não vai escapar
ninguém”...
Como se viu, em
linhas gerais, a rede de comunicação informal é aquela que não é requerida ou
contratada pela organização. Não possui sua origem na estrutura organizacional
e, portanto, não é oficial. Está presente nas conversas do dia a dia, puxadas
por um funcionário com o seu colega de setor, nas demonstrações de apreço, nas
mais diversas manifestações dos colaboradores, sem que organização exerça
qualquer controle.
Uma das facetas mais
proeminentes do sistema informal dentro das organizações são os boatos ou
rumores. Em muitos casos, um boato ou rumor pode ter ser originado por alguém
com interesses maldosos, com o objetivo de prejudicar uma pessoa, um setor ou
mesmo a organização inteira.
Imagine o impacto
que um boato com o este pode causar no corpo de funcionários de uma empresa:
“Esta organização não merece o nosso esforço, pois já fiquei sabendo que uma
grande onda de demissões está sendo considerada para os próximos meses”...
Evidentemente, a
empresa não conta com casos deliberados em que alguma pessoa tem interesse de
prejudicar a organização. No entanto, a estrutura formal pode sim se precaver
ou minimizar a eventual força destrutiva de um boato ou rumor. E o melhor
remédio para isto é a informação clara e com credibilidade, fornecida a quem de
interesse.
Não raro, os boatos
surgem e se agigantam no vácuo de uma comunicação formal ineficiente, quando
não ausente. A falta de informação é um ambiente prolífico para o surgimento da
ansiedade e da insegurança, as quais são ingredientes certos no surgimento de
boatos ou rumores.
Todo ser humano
necessita de informação. Se a informação não vem pelos caminhos convencionais,
acaba brotando de alguma forma, ainda que inexata e sem procedência confiável.
Clique aqui para ler o post: Sistema formal de comunicação organizacional.
Comunicação nas organizações: empresas privadas, instituições e setor público | Gaudêncio Torquato. Editora Summus.
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Planejamento de Relações
Públicas na Comunicação Integrada | Margarida Maria Kunsch. Editora Summus.
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