Imagine, dentro de
uma empresa, um jornal mural, produzido pelo departamento de comunicação em
parceria com o departamento de pessoal, colado na parede do corredor principal,
próximo ao elevador. Neste jornal mural, a organização escolheu dialogar com o
seu público interno, trazendo informações úteis aos colaboradores, campanhas
internas – como a da coleta seletiva de lixo – e uma seção fixa, destinada a
lembrar e homenagear os aniversariantes do mês.
Este jornal mural é
um exemplo da comunicação realizada através da rede formal.
Dentro das
organizações existem, basicamente, dois grandes sistemas de comunicação. O
sistema formal e o sistema informal. Um não é mais importante que o outro. Na
verdade, ambos são relevantes e complementares.
Outros exemplos de
sistema formal são o house organ, a
revista customizada da organização, a mala direta enviada pela empresa às casas
dos funcionários etc. O sistema formal diz respeito aos canais de comunicação
utilizados pela estrutura organizacional para se comunicar. Cada um destes
meios é estabelecido consciente e deliberadamente e, por ser oriundo da própria
organização, pode ser considerado oficial.
Uma organização deve
se valer dos mais diversos canais para se comunicar eficientemente com os seus
públicos internos. A informação precisa e com credibilidade é uma arma crucial
das organizações para vencer a ansiedade provocada pela insegurança redundante
da falta de informação.
“Haverá demissões?” “Este
semestre a organização pagara o tradicional bônus?” “A organização vai mal
financeiramente?” Todas estas, e outras, são questões que interessam aos
colaboradores de uma instituição, na medida em que tais informações afetam
diretamente as suas vidas. Não havendo uma comunicação eficiente, a qual atenda
a esta demanda por informação, natural a todo ser humano, abre-se espaço para o
crescimento de outra rede, a qual não possui “rédeas”. Ou seja, que escapa
completamente ao controle organizacional, por não ter origem na estrutura
formal da organização. Trata-se do sistema informal.
Relações Públicas: história, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas | Margarida Kunsch (organizadora). Editora Saraiva.
Comunicação nas organizações: empresas privadas, instituições e setor público | Gaudêncio Torquato. Editora Summus.
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