Sistema formal de comunicação organizacional

Hipólito Gouveia

Imagine, dentro de uma empresa, um jornal mural, produzido pelo departamento de comunicação em parceria com o departamento de pessoal, colado na parede do corredor principal, próximo ao elevador. Neste jornal mural, a organização escolheu dialogar com o seu público interno, trazendo informações úteis aos colaboradores, campanhas internas – como a da coleta seletiva de lixo – e uma seção fixa, destinada a lembrar e homenagear os aniversariantes do mês.

Este jornal mural é um exemplo da comunicação realizada através da rede formal.


Dentro das organizações existem, basicamente, dois grandes sistemas de comunicação. O sistema formal e o sistema informal. Um não é mais importante que o outro. Na verdade, ambos são relevantes e complementares.

Outros exemplos de sistema formal são o house organ, a revista customizada da organização, a mala direta enviada pela empresa às casas dos funcionários etc. O sistema formal diz respeito aos canais de comunicação utilizados pela estrutura organizacional para se comunicar. Cada um destes meios é estabelecido consciente e deliberadamente e, por ser oriundo da própria organização, pode ser considerado oficial.

Uma organização deve se valer dos mais diversos canais para se comunicar eficientemente com os seus públicos internos. A informação precisa e com credibilidade é uma arma crucial das organizações para vencer a ansiedade provocada pela insegurança redundante da falta de informação.

“Haverá demissões?” “Este semestre a organização pagara o tradicional bônus?” “A organização vai mal financeiramente?” Todas estas, e outras, são questões que interessam aos colaboradores de uma instituição, na medida em que tais informações afetam diretamente as suas vidas. Não havendo uma comunicação eficiente, a qual atenda a esta demanda por informação, natural a todo ser humano, abre-se espaço para o crescimento de outra rede, a qual não possui “rédeas”. Ou seja, que escapa completamente ao controle organizacional, por não ter origem na estrutura formal da organização. Trata-se do sistema informal.

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Relações Públicas: história, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas | Margarida Kunsch (organizadora). Editora Saraiva.
  










Comunicação nas organizações: empresas privadas, instituições e setor público | Gaudêncio Torquato. Editora Summus.

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