Ambiente externo ou macroambiente: Para além dos muros da organização

Contexto econômico: atenção às variáveis externas


Hipólito Gouveia

As organizações estão sujeitas a variáveis diversas, presentes não apenas entre as paredes de sua sede. Os ambientes interno, setorial e externo são importantes para qualquer instituição e, por isso, precisam ser analisados.

Quiçá o mais complexo entre os três, o ambiente externo – ou macroambiente – impulsiona as mudanças organizacionais através de suas inúmeras variáveis, que abrangem fatores econômicos, sociais, políticos, legais, demográficos, tecnológicos, culturais, ecológicos... Todos influenciando direta ou indiretamente as organizações.

Importância de olhar além dos muros da organização
Apesar de ser considerado um ambiente incontrolável pela organização, o macroambiente precisa ser monitorado, de modo a contribuir com a construção de cenários estratégicos e com a delineação de oportunidades e ameaças no âmbito externo.

A organização não pode, em geral, mudar o ambiente externo, mas pode se precaver contra ameaças ou mesmo – a depender da situação – se preparar para aproveitar uma oportunidade.

Por isso a importância do monitoramento do ambiente, também chamado de auditoria social, como uma espécie de exercício de vigilância no contexto do ambiente social.

Leia mais sobre macroambiente e monitoramento ambiental.

Clique aqui para ler o post: Monitoramento ambiental– algo acontece lá fora... E precisa ser conhecido.





Relações Públicas: processo, funções, tecnologia e estratégia | Waldyr Gutierrez Fortes. Editora: Summus.




Relações Públicas - História, Teorias e Estratégias nas Organizações Contemporâneas | Organizadora: Margarida Maria Kunsch. Editora Saraiva.
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.
Sua mensagem é muito bem-vinda!