Desastres ambientais são exemplos de variáveis externas |
Hipólito Gouveia
É sabido que uma
organização não pode ignorar o seu ambiente interno – que é constituído pelo
conjunto dos elementos que a constituem em si. Da mesma forma, o ambiente
setorial é reconhecidamente importante, por estar próximo à organização e
conter públicos estratégicos, como a imprensa e os sindicatos, por exemplo.
Contudo, muito
importante, mas nem sempre contemplado, é o ambiente externo – também chamado
de macroambiente. É nele onde estão as variáveis que podem indicar
oportunidades e ameaças para a organização, embora seja incontrolável por sua
amplitude geral, total.
O contexto econômico integra o ambiente externo |
Fatores e
variáveis externos, como aspectos econômicos, políticos, legais, demográficos,
tecnológicos, culturais, sociais e ecológicos podem interferir na vida da
organização, mesmo estando a quilômetros de distância de suas paredes. Na
verdade, em um mundo globalizado, mais do que nunca, a distância física deixa
de ser indicador de relevância.
É justamente nos
esforços para a realização desse levantamento que reside a análise do ambiente
externo. Inserida no contexto do planejamento estratégico da organização, a
análise deve contemplar a identificação das variáveis externas mais relevantes
e com faculdade de exercerem maior influência sobre a instituição para sua
atuação e sobrevivência.
Com base em tais
variáveis devidamente relacionadas, é possível verificar as oportunidades e
ameaças para a organização, contribuindo
decisivamente para a análise SWOT e para a construção de cenários.
Leia mais sobre macroambiente e monitoramento ambiental.
Clique aqui para ler o post: Ambiente externo ou macroambiente – para além dos muros da organização.
Curso de Relações Públicas: relações com os diferentes públicos | Cândido Teobaldo de Souza Andrade. Editora Thomson.
Planejamento de Relações
Públicas na Comunicação Integrada | Margarida Maria Kunsch. Editora Summus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário.
Sua mensagem é muito bem-vinda!