Análise do ambiente organizacional externo

Desastres ambientais são exemplos de variáveis externas


Hipólito Gouveia

É sabido que uma organização não pode ignorar o seu ambiente interno – que é constituído pelo conjunto dos elementos que a constituem em si. Da mesma forma, o ambiente setorial é reconhecidamente importante, por estar próximo à organização e conter públicos estratégicos, como a imprensa e os sindicatos, por exemplo.

Contudo, muito importante, mas nem sempre contemplado, é o ambiente externo – também chamado de macroambiente. É nele onde estão as variáveis que podem indicar oportunidades e ameaças para a organização, embora seja incontrolável por sua amplitude geral, total.
O contexto econômico integra o ambiente externo
Fatores e variáveis externos, como aspectos econômicos, políticos, legais, demográficos, tecnológicos, culturais, sociais e ecológicos podem interferir na vida da organização, mesmo estando a quilômetros de distância de suas paredes. Na verdade, em um mundo globalizado, mais do que nunca, a distância física deixa de ser indicador de relevância.


É justamente nos esforços para a realização desse levantamento que reside a análise do ambiente externo. Inserida no contexto do planejamento estratégico da organização, a análise deve contemplar a identificação das variáveis externas mais relevantes e com faculdade de exercerem maior influência sobre a instituição para sua atuação e sobrevivência.

Com base em tais variáveis devidamente relacionadas, é possível verificar as oportunidades e ameaças  para a organização, contribuindo decisivamente para a análise SWOT e para a construção  de cenários.


Leia mais sobre macroambiente e monitoramento ambiental.








Curso de Relações Públicas: relações com os diferentes públicos | Cândido Teobaldo de Souza Andrade. Editora Thomson.



Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada | Margarida Maria Kunsch. Editora Summus.



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.
Sua mensagem é muito bem-vinda!