Considerações sobre Newsletters e malas-diretas na internet: usos e pertinência

Newsletter da Escola de Saúde Pública da Univ. de Maryland


Hipólito Gouveia

Newsletters e malas-diretas por e-mail são instrumentos de comunicação pela Internet de valia intensa, pois possuem grande potencial de alcance e baixos custos de transmissão. Outra grande vantagem do envio de boletins pela Internet reside em sua possibilidade de ágil interatividade. O leitor pode opinar, imediatamente após a leitura do informativo virtual, bastando, para isso, responder ao e-mail que lhe trouxe a newsletter.

Flávio Valsani complementa, comemorando o fato de que, “pelo correio eletrônico, você pode ter a exata dimensão de quem leu e quando, o que implica um acompanhamento direto da receptividade do veículo” (2002, p.187). Por fim, a depender da pertinência de seu conteúdo, uma newsletter pode, até mesmo, servir como instrumento de barganha para a obtenção de dados do internauta (LIMA, 2003, p.51).

Como se vê, suas oportunidades de utilização são amplas e servem aos públicos internos e externos.

Para os públicos internos, os informes por correio eletrônico são recomendados na medida em que transmitem notas importantes aos colaboradores. Ao adotar a newsletter por e-mail e antes de abolir o house organ institucional impresso, destinado aos colaboradores, a instituição deve observar se o acesso à conta de e-mail está popularizado entre os funcionários, sob pena de gerar exclusões entre alguns alvos do público interno, gerando indesejáveis lacunas na comunicação.

Com relação ao público externo, por sua vez, a newsletter ou mala-direta pode ser segmentada, visando atender a diferentes frações da sociedade que, de alguma forma, estejam conexas aos interesses da organização. Genericamente e a princípio, podem-se destinar informes distintos por e-mail aos seguintes grupos integrantes do público externo: clientes e prospects, comunidade, membros do governo e de agências reguladoras e, finalmente, a imprensa.

Aos clientes e prospects, a newsletter e a mala-direta são veículos adequados para a divulgação de novos produtos ou melhoria de produtos já existentes (PINHO, 2003, p.46-47).

À comunidade que habita o entorno da sede da organização, o e-mail informativo pode divulgar apontamentos que envolvam diretamente a vizinhança da organização, tais como obras de reparo ou de expansão na instituição, realização ou patrocínio de eventos culturais na região e, até mesmo, anúncio de oportunidades de emprego disponíveis na empresa (PINHO, 2003, p.154).

Aos agentes a serviço de órgãos reguladores e demais departamentos governamentais de interesse da instituição, o e-mail pode abordar informações e atualizações a respeito da obediência da organização às normas estabelecidas pelas portarias e legislação vigente (PINHO, 2003, p.168), ao passo que tem a capacidade de demonstrar ações que comprovem a sua preocupação com questões sócio-ambientais. Porém, embora tenha a intenção de informar; uma newsletter não deve divulgar informações de cunho industrial que possam, por ventura, comprometer o sigilo desejado pela instituição, relativo a determinados setores da produção. Caso o órgão regulador exija tais dados, esses devem ser apresentados por outro veículo, e não por e-mail.
 
Por sua competência em informar a ativistas sobre os procedimentos e realizações cultivadas em defesa do meio ambiente, arrefecendo eventuais críticas, o boletim destinado ao lobby governamental também pode ser transmitido – se necessário com adaptações – a grupos sociais que defendam causas que envolvam a organização.

À imprensa, em sua newsletter específica, é recomendado o envio de e-mails diferenciados, contendo releases, abordando temas previamente solicitados pelo assinante.

E-mails minimamente personalizados também podem ser enviados em datas de aniversário de clientes, membros da comunidade, agentes governamentais, ativistas e jornalistas previamente cadastrados.






E.life: ideias vencedoras para marketing e promoção na Web | Alessandro Barbosa LIMA. Editora Alta Books.



Relações públicas: processos, funções, tecnologia e estratégias |
Waldyr Gutierrez FORTES. Editora Summus.





Relações públicas na Internet: técnicas e estratégias para informar e influenciar públicos de interesse | J. B. PINHO. Editora Summus.









Novas formas de comunicação interna | Flávio VALSANI. Artigo contido no livro: Obtendo resultados com relações públicas | Margarida Maria Krohling KUNSCH (Org.).  Editora Pioneira Thompson Learning.

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