Newsletter da Escola de Saúde Pública da Univ. de Maryland |
Hipólito Gouveia
Newsletters e
malas-diretas por e-mail são
instrumentos de comunicação pela Internet de valia intensa, pois possuem grande
potencial de alcance e baixos custos de transmissão. Outra grande vantagem do
envio de boletins pela Internet reside em sua possibilidade de ágil
interatividade. O leitor pode opinar, imediatamente após a leitura do
informativo virtual, bastando, para isso, responder ao e-mail que lhe trouxe a newsletter.
Flávio Valsani complementa, comemorando o fato de que, “pelo
correio eletrônico, você pode ter a exata dimensão de quem leu e quando, o que
implica um acompanhamento direto da receptividade do veículo” (2002, p.187).
Por fim, a depender da pertinência de seu conteúdo, uma newsletter pode, até mesmo, servir como instrumento de barganha
para a obtenção de dados do internauta (LIMA, 2003, p.51).
Como se vê, suas oportunidades de utilização são amplas e
servem aos públicos internos e externos.
Para os públicos internos, os informes por correio
eletrônico são recomendados na medida em que transmitem notas importantes aos
colaboradores. Ao adotar a newsletter por
e-mail e antes de abolir o house organ institucional impresso,
destinado aos colaboradores, a instituição deve observar se o acesso à conta de
e-mail está popularizado entre os
funcionários, sob pena de gerar exclusões entre alguns alvos do público
interno, gerando indesejáveis lacunas na comunicação.
Com relação ao público externo, por sua vez, a newsletter ou mala-direta pode ser
segmentada, visando atender a diferentes frações da sociedade que, de alguma
forma, estejam conexas aos interesses da organização. Genericamente e a
princípio, podem-se destinar informes distintos por e-mail aos seguintes grupos integrantes do público externo:
clientes e prospects, comunidade,
membros do governo e de agências reguladoras e, finalmente, a imprensa.
Aos clientes e prospects,
a newsletter e a mala-direta são
veículos adequados para a divulgação de novos produtos ou melhoria de produtos
já existentes (PINHO, 2003, p.46-47).
À comunidade que habita o entorno da sede da organização, o e-mail informativo pode divulgar
apontamentos que envolvam diretamente a vizinhança da organização, tais como
obras de reparo ou de expansão na instituição, realização ou patrocínio de
eventos culturais na região e, até mesmo, anúncio de oportunidades de emprego
disponíveis na empresa (PINHO, 2003, p.154).
Aos agentes a serviço de órgãos reguladores e demais
departamentos governamentais de interesse da instituição, o e-mail pode abordar informações e
atualizações a respeito da obediência da organização às normas estabelecidas
pelas portarias e legislação vigente (PINHO, 2003, p.168), ao passo que tem a
capacidade de demonstrar ações que comprovem a sua preocupação com questões
sócio-ambientais. Porém, embora tenha a intenção de informar; uma newsletter não deve divulgar informações
de cunho industrial que possam, por ventura, comprometer o sigilo desejado pela
instituição, relativo a determinados setores da produção. Caso o órgão
regulador exija tais dados, esses devem ser apresentados por outro veículo, e
não por e-mail.
Por sua competência em informar a ativistas sobre os
procedimentos e realizações cultivadas em defesa do meio ambiente, arrefecendo
eventuais críticas, o boletim destinado ao lobby
governamental também pode ser transmitido – se necessário com adaptações –
a grupos sociais que defendam causas que envolvam a organização.
À imprensa, em sua newsletter
específica, é recomendado o envio de e-mails
diferenciados, contendo releases, abordando temas previamente solicitados
pelo assinante.
E-mails minimamente
personalizados também podem ser enviados em datas de aniversário de clientes,
membros da comunidade, agentes governamentais, ativistas e jornalistas
previamente cadastrados.
E.life: ideias vencedoras para marketing e promoção na Web | Alessandro Barbosa LIMA. Editora Alta Books.
Relações públicas: processos, funções, tecnologia e
estratégias |
Waldyr Gutierrez FORTES. Editora Summus.Relações públicas na Internet: técnicas e estratégias para informar e influenciar públicos de interesse | J. B. PINHO. Editora Summus.
Novas formas de comunicação interna | Flávio VALSANI. Artigo contido no livro: Obtendo resultados com relações públicas | Margarida Maria Krohling KUNSCH (Org.). Editora Pioneira Thompson Learning.
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