Memorando e ofício



Hipólito Gouveia

O memorando é uma ferramenta de comunicação administrativa fundamental por possibilitar o fluxo de informações dentro de uma organização, comunicando políticas, instruções e decisões.

Já o ofício tem como palavra-chave de sua finalidade o tratamento de assuntos oficiais.

Enquanto o ofício é destinado a comunicações entre órgãos da administração pública e entre estes e particulares, o memorando é destinado somente ao público interno de uma organização, e é bastante usual nas empresas privadas.

Na tabela abaixo seguem as partes contidas em um ofício e em um memorando, possibilitando a comparação entre ambos.


Ofício
Memorando
Cabeçalho ou rodapé
Nome do órgão ou setor remetente;
Endereço postal do remetente;
Telefone e endereço de correio eletrônico do remetente;

Tipo e número do expediente, seguida da sigla do órgão que o expede
Datação
Local e data em que foi assinado. Por extenso, com alinhamento à direita
Data em que foi assinado, por extenso, com alinhamento à direita
Destinatário
Forma de tratamento;
Nome do destinatário;
Cargo do destinatário, endereço;
Menção pelo cargo que ocupa, apenas, sem o nome do indivíduos.
Assunto consistindo em um resumo do teor do documento
Texto
Fecho: para autoridades superiores, inclusive o presidente da república, usa-se respeitosamente;
Para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior, usa-se atenciosamente.
Assinatura do autor da comunicação
Identificação do signatário, onde, excluídas as comunicações assinadas pelo presidente da república, todas as demais comunicações oficiais devem trazer: o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura.

Note que as diferenças na redação entre um ofício e um memorando residem basicamente:

a. Na existência de um cabeçalho ou rodapé no ofício; item inexistente no memorando.

b. No detalhe do tópico relativo à datação. Perceba que no ofício, o local em que foi assinado o documento acompanha a data. O memorando traz apenas a data em que foi assinado o documento.

c. Por fim, o memorando refere-se ao destinatário apenas pelo cargo que ocupa (por exemplo: ao senhor coordenador do departamento de recursos humanos). Já o ofício, mais formal, exigirá o conhecimento ou a consulta para o adequado uso dos pronomes de tratamento, seguido pelo nome, cargo e endereço do destinatário.




Redação empresarial | João Bosco Medeiros. Editora Atlas.







 



Redação empresarial | Maria Alice Braga. Editora IBPEX.

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