Hipólito Gouveia
O memorando é uma ferramenta de comunicação
administrativa fundamental por possibilitar o fluxo de informações dentro de
uma organização, comunicando políticas, instruções e decisões.
Já o ofício tem como palavra-chave de sua
finalidade o tratamento de assuntos oficiais.
Enquanto o ofício é destinado a comunicações entre
órgãos da administração pública e entre estes e particulares, o memorando é
destinado somente ao público interno de uma organização, e é bastante usual nas
empresas privadas.
Na tabela abaixo seguem as partes contidas em um
ofício e em um memorando, possibilitando a comparação entre ambos.
Ofício
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Memorando
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Cabeçalho
ou rodapé
|
Nome
do órgão ou setor remetente;
Endereço
postal do remetente;
Telefone
e endereço de correio eletrônico do remetente;
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Tipo
e número do expediente, seguida da sigla do órgão que o expede
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Datação
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Local
e data em que foi assinado. Por extenso, com alinhamento à direita
|
Data
em que foi assinado, por extenso, com alinhamento à direita
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Destinatário
|
Forma
de tratamento;
Nome
do destinatário;
Cargo
do destinatário, endereço;
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Menção
pelo cargo que ocupa, apenas, sem o nome do indivíduos.
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Assunto
consistindo em um resumo do teor do documento
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Texto
|
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Fecho:
para autoridades superiores, inclusive o presidente da república, usa-se
respeitosamente;
Para
autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior, usa-se
atenciosamente.
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Assinatura
do autor da comunicação
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||
Identificação
do signatário, onde, excluídas as comunicações assinadas pelo presidente da
república, todas as demais comunicações oficiais devem trazer: o nome e o
cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura.
|
Note que as diferenças na redação entre um ofício e
um memorando residem basicamente:
a. Na existência de um cabeçalho ou rodapé no ofício; item inexistente no memorando.
b. No detalhe do tópico relativo à datação. Perceba que no ofício, o local em que foi assinado o documento acompanha a data. O memorando traz apenas a data em que foi assinado o documento.
c. Por fim, o memorando refere-se ao destinatário apenas pelo cargo que ocupa (por exemplo: ao senhor coordenador do departamento de recursos humanos). Já o ofício, mais formal, exigirá o conhecimento ou a consulta para o adequado uso dos pronomes de tratamento, seguido pelo nome, cargo e endereço do destinatário.
Redação empresarial | João Bosco Medeiros. Editora
Atlas.
Redação empresarial | Maria Alice Braga. Editora
IBPEX.
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