Crédito: Max Pixel |
Tiago Zaidan
O release é, em linhas gerais, uma sugestão de pauta enviada
às redações dos veículos de comunicação.
Depois de enviado o release, muitas assessorias de imprensa alimentam
o costume – polêmico, diga-se de passagem – de contatar o repórter tido como
destinatário. É o que chamamos de follow
up.
O interesse do contato reside na esperança de potencializar
a leitura e o eventual aproveitamento do release. Os defensores de tal postura
afirmam que uma ligação, lembrando o jornalista da existência de um release
sobre determinado assunto em sua caixa postal, faz-se necessário na medida em
que os repórteres dos grandes veículos costumam ser abarrotados por e-mails
diversos. O release enviado seria então somente mais um e-mail. Por isso, um
contato off-line não significaria impertinência.
Embora um contato posterior não seja de todo desprezível,
este deve ser efetuado com parcimônia. O recomendável é que tais “cobranças”
sejam realizadas apenas entre assessores e jornalista que já possuem algum
relacionamento pavimentado. O contato também é válido se a assessoria, em função
de seu relacionamento, tiver a consciência da importância do release enviado
para o repórter destinatário.
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