Follow up, a etapa posterior ao envio de um release

Crédito: Max Pixel
Tiago Zaidan

O release é, em linhas gerais, uma sugestão de pauta enviada às redações dos veículos de comunicação.

Depois de enviado o release, muitas assessorias de imprensa alimentam o costume – polêmico, diga-se de passagem – de contatar o repórter tido como destinatário. É o que chamamos de follow up.


O interesse do contato reside na esperança de potencializar a leitura e o eventual aproveitamento do release. Os defensores de tal postura afirmam que uma ligação, lembrando o jornalista da existência de um release sobre determinado assunto em sua caixa postal, faz-se necessário na medida em que os repórteres dos grandes veículos costumam ser abarrotados por e-mails diversos. O release enviado seria então somente mais um e-mail. Por isso, um contato off-line não significaria impertinência.

Embora um contato posterior não seja de todo desprezível, este deve ser efetuado com parcimônia. O recomendável é que tais “cobranças” sejam realizadas apenas entre assessores e jornalista que já possuem algum relacionamento pavimentado. O contato também é válido se a assessoria, em função de seu relacionamento, tiver a consciência da importância do release enviado para o repórter destinatário.

Para os demais casos, J. B. Pinho, na obra Relações públicas na Internet: técnicas e estratégias para informar e influenciar públicos de interesse (2003), possui uma recomendação lacônica: “Deixe o repórter em paz”.

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