Teaser, a ferramenta que cria expectativa pelo release

Crédito: PxHere
Release, em linha geral, é a nota com a sugestão de pauta enviada à imprensa. Antes do envio do release, todavia, a assessoria de imprensa pode providenciar a confecção e a entrega de um teaser.

Tiago Zaidan

Teaser trata-se de uma peça que visa criar um ambiente de expectativa pelo release, que está por vir. Espera-se, com o teaser, angariar a curiosidade do jornalista, abiscoitando o seu interesse pelo release, quando este for emitido. O objetivo final, claro, é conquistar mais espaço na mídia, por meio de um maior aproveitamento dos releases enviados.

No teaser o texto deve ser curto. Admite-se, aqui, uma aproximação com a linguagem publicitária, conforme explica Gerson Moreira Lima no clássico Releasemania: uma contribuição para o estudo do press-release no Brasil (1985). Todavia, em se tratando de linguagem publicitária destinada às redações, todo cuidado é pouco. O tom deve ser moderado.

Um dos elementos mais importantes do teaser é a exposição de um gancho que prenda a atenção do destinatário. Este gancho será retomado no release, quando, finalmente, a assessoria irá destrinchar o tema antecipado parcialmente no teaser. Brindes, não necessariamente onerosos, potencializam o impacto que o teaser pode causar entre os membros de uma redação visada. Criatividade e bom gosto são, seguramente, os temperos que farão do teaser um instrumento pertinente na preparação do terreno para a chegada de um release.

Um comentário:

  1. Teaser é uma opção interessante para gerar a expectativa pelo release posterior. Não raro, um brinde pode ser anexado ao teaser. Nada de muito valor. O que vale é a criatividade.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário.
Sua mensagem é muito bem-vinda!