Crédito: PxHere |
Release, em linha geral, é a nota com a sugestão de pauta
enviada à imprensa. Antes do envio do release, todavia, a assessoria de
imprensa pode providenciar a confecção e a entrega de um teaser.
Tiago Zaidan
Teaser trata-se de uma peça que visa criar um ambiente de
expectativa pelo release, que está por vir. Espera-se, com o teaser, angariar a
curiosidade do jornalista, abiscoitando o seu interesse pelo release, quando
este for emitido. O objetivo final, claro, é conquistar mais espaço na mídia,
por meio de um maior aproveitamento dos releases enviados.
No teaser o texto deve ser curto. Admite-se, aqui, uma
aproximação com a linguagem publicitária, conforme explica Gerson Moreira Lima
no clássico Releasemania: uma contribuição para o estudo do press-release no
Brasil (1985). Todavia, em se tratando de linguagem publicitária destinada às
redações, todo cuidado é pouco. O tom deve ser moderado.
Teaser é uma opção interessante para gerar a expectativa pelo release posterior. Não raro, um brinde pode ser anexado ao teaser. Nada de muito valor. O que vale é a criatividade.
ResponderExcluir