Crédito: Alexey Pavlov por Pixabay |
Existem diversas ferramentas de comunicação que podem ser utilizadas com propósitos organizacionais, inclusive no contexto da promoção de eventos.
As novas mídias, sobretudo as digitais, apresentam-se como alternativas de baixo custo. É o caso do podcast, fenômeno contemporâneo que pode ser utilizado como suporte ao marketing, ou como parte inerente do evento.
O formato de um podcast lembra o de um programa de rádio. A maior distinção é que os episódios ficam disponíveis e podem ser ouvidos a qualquer hora no smartphone ou computador. Outra diferença é a maior independência em relação a espaços oferecidos pelas emissoras de rádio convencionais. É possível veicular podcast em plataformas de áudio, como o Spotify, Deezer, SoundCloud, Google Podcasts; e, até mesmo, de vídeo, como o YouTube.
Vamos a alguns exemplos de podcasts produzidos e lançados paralelamente a eventos, como suporte à divulgação e à mobilização.
Intercom
O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, o Intercom, é realizado desde 1977, e se dedica a debater tópicos de jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, produção editorial, entre outros.
Sua quadragésima segunda edição foi realizada na Universidade Federal do Pará, em setembro de 2019.
Durante o evento, a entidade organizadora lançou o podcast RÁDIO INTERCOM, dedicado à cobertura e divulgação do congresso.
Bienal do Livro
Realizado em outubro de 2019 no Centro de Convenções de Pernambuco, a décima segunda BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE PERNAMBUCO reuniu livreiros, editores e distribuidores.
Por ocasião do evento, foi lançado o programa BIENALCAST.
UFC
A Quarta Semana de Metodologia e Produção Científica foi promovida em outubro de 2019 na Universidade Federal do Ceará. Dedicada a assuntos de interesse para o desenvolvimento de pesquisas e publicações científicas, a organização valeu-se da página da Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade – já existente nas plataformas - para veicular os podcasts.
Inspiramais
Há ainda o exemplo do podcast Inspiracast. Os programas trazem conteúdos do INSPIRAMAIS, o Salão Semestral de Design e Inovação de Materiais para o setor da moda. A realização da última edição presencial se deu em janeiro de 2020, em São Paulo.
E sobre o que falam
esses podcasts?
Os episódios podem ser utilizados para promover o evento, com vistas a atrair participantes, e para motivar o público. Em alguns casos, o podcast pode ser utilizado para explicar o formato do evento, como no exemplo do programa Bienal Cast, que se propõe a esclarecer o que é uma bienal.
Iniciada a atividade, um episódio pode ser dedicado a cobertura do primeiro dia. Ou o podcast pode transmitir a abertura ao vivo. É a chamada LIVE, cada vez mais popular.
No decorrer da programação, ou mesmo depois, o podcast pode apresentar entrevistas com os palestrantes que estiveram no evento. O áudio das palestras e rodas de conversa pode ser editado para posterior aproveitamento nos programas. Essa é uma forma especialmente interessante de manter o público-alvo motivado para a edição seguinte do evento, além de atrair a atenção de mais pessoas. Se já houver uma data prevista para a próxima edição do evento, vale divulgá-la.
Com a ampliação da popularidade dos podcasts, tem sido cada vez mais comum incluir a própria gravação na programação do evento. Ou seja, a gravação ao vivo do podcast, com a presença de platéia, passa a ser, por si só, uma das atrações da programação.
Revista Piauí
Eis um exemplo. O sexto Festival Piauí de Jornalismo, realizado no auditório da Fundação Armando Alvares Penteado, São Paulo, em outubro 2019.
A programação do evento contemplou diversas mesas com jornalistas estrangeiros premiados. No entanto, um dos pontos altos do evento consistiu na gravação aberta à plateia do podcast político Foro de Teresina. O Foro de Teresina é realizado pela revista Piauí, a mesma que organizou o festival.
UFRJ
Por fim, há casos
extremos de eventos que se convertem em podcast. Ou seja, o evento presencial é
substituído pelo podcast. A mudança pode fazer sentido. Tudo depende dos
objetivos da ação.
O exemplo vem da tradicional Universidade Federal do Rio de Janeiro. Aqui, o Curso de Terapia Ocupacional, em parceria com o Laboratório Ergoproj, desenvolvem o Projeto de extensão CAFÉ ERGO, dedicado a discutir temas relacionados à ergonomia.
Desde a sua concepção, o CAFÉ ERGO promoveu mais de 30 encontros presenciais no formato de reuniões mensais abertas à comunidade acadêmica e a profissionais que atuam na área de saúde e segurança do trabalho. O alcance, no entanto, era limitado aos presentes. E, Para complicar, no primeiro semestre de 2020 a crise sanitária de Covid-19 inviabilizou os encontros presencias.
A solução encontrada foi migrar de plataforma de discussão, passando a adotar os podcasts. Agora, as discussões são lançadas quinzenalmente nos principais agregadores, com um alcance maior, para além do Rio de janeiro. Temas especialmente relevantes no contexto atual, como O trabalho em home-office, são abordados, despertando o interesse de um público abrangente.
Há sempre um evento destinado a atender uma demanda específica. E para cada evento, é sempre possível contar com um podcast.
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