A pauta no jornalismo: conceito, classificações e prática

Imagem de Ivana Divišová por Pixabay

A pauta é uma proposta de reportagem a qual serve para orientar o jornalista.

Sérgio Vaz

A produção de uma pauta exige do profissional saber o que é notícia e saber hierarquizar a informação. As ideias para a confecção de uma pauta podem ser obtidas a partir da observação do próprio pauteiro, a partir de um informante ou de uma fonte, de entrevistas, ou, até mesmo, de outras fontes jornalísticas (como a rádio-escuta ou a leitura de outros jornais). A pauta também pode ser sugerida pelo repórter ou pelo editor.

Uma pauta pode ser factual, quando concebida de fatos recentes; ou não factual, quando concebidas de fatos que rendem matérias, a despeito de ser recente ou não.

Há ainda a classificação que distingue uma pauta em quente e fria. A pauta quente é aquela que estoura sem avisar e precisa ser publicada imediatamente. A pauta fria, por seu turno, embora parta de um assunto factual, não é considerada inesperada e nasce da observação do repórter. O lançamento de um livro, por exemplo, por ser previamente agendado, é considerada uma pauta fria. Se algo inesperado ocorrer durante o lançamento, entretanto, temos uma pauta quente.

A captação de uma idéia para a pauta pode ser primária (quando oriunda dos repórteres na rua, ou quando surgem a partir de ligações às fontes); secundária (quando surge do aproveitamento da internet, das notas das agências de notícias e dos releases enviados pelas assessorias); e, finalmente, terciárias (fruto de articulistas, colaboradores, leitores e outros veículos de comunicação).

O processo de criação de uma pauta possui passos inerentes, a começar pela pesquisa prévia sobre o assunto da sugestão de reportagem, de modo a recolher as informações já disponíveis.

Ato contínuo, o pauteiro deve apontar quais os elementos serão problematizados na matéria, ou seja, o que deve ser acrescentado de novo ao assunto, a partir do que já foi pesquisado.

Não pode faltar, indicação de fontes a serem ouvidas. Aqui, devem ser incorporadas à pauta informações como: nome, cargo ou função da fonte, telefone, hora da entrevista com a fonte, local da entrevista e email. Fornecer mais de uma fonte é fundamental.

Uma pauta de matéria a qual suportará imagens ou ilustrações deve trazer, desde já, sugestão de fotos e imagens. Também é de bom alvitre indicar o espaço disponível para a publicação da matéria, ou seja, o tamanho (em se tratando de veículos impressos) ou tempo de duração do trabalho (no caso de televisão, por exemplo).

Para ser um bom pauteiro é importante ser bem informado e valorizar o feedback dos leitores, pois este pode fornecer boas ideias. Também é recomendado estar atendo às datas comemorativas, tais como às datas cívicas e religiosas, as quais sempre podem render uma matéria.

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