Gêneros jornalísticos

Imagem de Th G por Pixabay

Existem várias formas de se classificar os gêneros jornalísticos. Muitos autores o fazem de maneiras diferentes. Comumente, os gêneros jornalísticos são classificados em informativo, interpretativo, opinativo e de entretenimento.

Sérgio Vaz

Informativo: objetividade, imparcialidade e impessoalidade são suas características marcantes. É o gênero das reportagens comuns e da maioria das notícias. Seria uma espécie de “feijão com arroz”.

Interpretativo: tem se apresentado como possibilidade ao gênero informativo, propondo-se em primar pelo aspecto qualitativo, como forma de destacar um conteúdo dos demais, em meio à grande enxurrada de informações despejadas sobre os indivíduos. O jornalismo interpretativo se faz com referências ao passado e com links, relacionando a pauta em questão com outros fatos. Também não despreza tendências, comparações (relativizações) e projeções para o futuro. Recursos gráficos não apenas conferem dinamismo e poder de sedução, como ainda facilitam a compreensão do tema abordado. A contextualização da informação é uma característica básica.

Opinativo: carrega ponto de vista expresso e juízo de valor a respeito do assunto. Por isso, encontra-se em locais específicos das páginas de um jornal, como nos editoriais e nas crônicas. Alguns artigos, da mesma forma, podem se encaixar nesta classificação.

De entretenimento: encarando o jornalismo no sentido lato, pode-se ainda citar o gênero “de entretenimento”, que abrange espaços de recreação, de lazer, em um jornal. São os casos dos passatempos e dos quadrinhos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.
Sua mensagem é muito bem-vinda!