O repórter

Imagem de Merry Christmas  por Pixabay

O repórter é aquele que narra o fato, conta-o para os outros, através do texto jornalístico.  Para tal, este profissional deve, antes, apurar, investigar e checar a informação.

Sérgio Vaz

O repórter é uma espécie de contador de histórias. Deve ser um curioso, e, como tal, não pode ter vergonha de perguntar.

O repórter – como de resto qualquer jornalista - deve ter atenção à norma culta da língua portuguesa. Ter um bom repertório de mundo, uma boa bagagem cultural ajuda muito. Especialmente pelo fato de que o repórter deve ser capaz de traduzir termos técnicos e expressões de difícil compreensão para o seu público-alvo, o qual é, em geral, leigo. Tal adequação da linguagem trata-se da transliteração. Contextualizar as informações para o público leigo ajuda-o a entender os fatos.

Apesar de ferramentas como a web e o telefone ajudarem no trabalho de apuração e investigação, o bom repórter não pode prescindir da observação direta. Não pode prescindir de sair às ruas.

O factual é o que está na ordem do dia. As reportagens são matérias melhor elaboradas, pensadas e investigadas, embora possam surgir de um fato diário. O lead serve de referencial.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.
Sua mensagem é muito bem-vinda!