Organizações: subsistemas da sociedade moderna

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

No dia a dia nos deparamos com vários exemplos de organizações. Supermercados, redes de televisão, bancos...  E não são apenas integrantes do setor privado. Instituições públicas, ONGs e até mesmo movimentos sociais são exemplos de organização.

Hipólito Gouveia

As organizações consistem em reuniões de pessoas que, em conjunto, buscam objetivos em comum, resultados comuns. Trata-se de aglomerado planejado conscientemente, que conta com um aparato interno que dá suporte aos objetivos e resultados buscados.

No entanto, o aparato interno, com todo o seu pessoal, não faz, sozinho, uma organização. Do ponto de vista do olhar sistêmico, as organizações podem ser consideradas subsistemas de um sistema que a engloba. E esse sistema é a sociedade. E, como tal, as organizações dependem diretamente do meio que as cerca.

É do ambiente que está ao seu redor, e também do macroambiente, que as organizações retiram as condições necessárias ao seu funcionamento. E do ambiente, não apenas se retira, mas também se devolve, ao fim do processo produtivo.

Uma organização, qualquer que seja, não vive sem as matérias-primas necessárias as suas atividades. Sem a comunidade, que consome seus produtos, sem a energia da mão de obra que a sociedade fornece. Da mesma forma, as organizações precisam estar em constante sintonia com os governos e com as condições socioeconômicas e políticas, e jamais podem deixar de lado os aspectos ambientais, dentre outros.

Não é por acaso que as pesquisas de monitoramento ambiental são imprescindíveis.

Se mudarmos o ângulo da análise, ainda a partir do olhar sistêmico, observamos que a organização também pode assumir a posição de sistema. Isso se a relativizarmos com os seus departamentos internos – departamento de recursos humanos, financeiro, de comunicação... Estes são subsistemas da organização, que, por sua vez, passa a assumir o posto de sistema.

Por subsistema, entenda-se aqueles elementos básicos necessários ao funcionamento e existência de um todo maior e unitário – que seria o sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.
Sua mensagem é muito bem-vinda!