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Briefing é um documento confeccionado pelo cliente e colocado à disposição da agência de comunicação para balizar o job a ser realizado, ou seja, o trabalho de comunicação.
Eloy Zaidan
Um bom briefing deve buscar um equilíbrio. Não deve ser
necessariamente extenso, porém, deve prezar pela abrangência das informações,
as quais devem ser baseadas em fatos, e não em achismos. Não se pode perder de
vista o fato de que é a partir desse documento estratégico que o trabalho será
desenvolvido pelos profissionais de comunicação.
Não existe uma fórmula pronta para a elaboração de um
briefing. Embora muitos profissionais de comunicação e agências possuam modelos
de briefing, os quais podem, inclusive, ser disponibilizados para os clientes
menos acostumados com a lida da comunicação. Assim, os clientes neófitos podem
elaborar o próprio briefing a partir de um modelo, ou mesmo contar com a ajuda
do atendimento da agência.
Um briefing contém informações sobre: a necessidade do
cliente, o problema a ser resolvido, os objetivos do trabalho a ser realizado,
a verba disponível e as mídias e/ou ferramentas a serem contempladas, o período
de veiculação, o posicionamento e o público-alvo (target).
Há autores que denominam o item destinado a versar sobre a
contextualização das necessidades do cliente e os problemas a serem resolvidos
pela alcunha de Origem e histórico do job. Aqui pode caber ainda a
previsão das ações a serem realizadas após o trabalho encomendado no briefing.
Ou seja, os desdobramentos.
Para efeito da organização das informações, por ocasião da
montagem do documento, o autor Roberto Raupp, no livro Gestão da Comunicação, defende
que um briefing pode ser dividido em quatro grandes partes: características do
produto ou serviço, informações sobre o target (público-alvo), estratégias de
distribuição, e informações sobre o mercado.
Em estratégias de distribuição, devem constar informações
sobre a abrangência geográfica do produto ou serviço, tais como onde o produto
ou serviço é comercializado ou oferecido.
No item sobre o mercado, são alocadas as informações a
respeito do mercado no qual o produto ou serviço está inserido. Aqui, são
contemplados dados sobre a concorrência e o principal concorrente.
Indicações de cursos:
Indicação bibliográfica:
RAUPP, Roberto. Gestão da Comunicação. Rio de
Janeiro: FGV Editora, 2016. (Col. Gestão de Marketing).
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