Quais as informações contidas em um Briefing

Crédito: Alexander Suhorucov | Pexels

Briefing é um documento confeccionado pelo cliente e colocado à disposição da agência de comunicação para balizar o job a ser realizado, ou seja, o trabalho de comunicação.

Eloy Zaidan

Um bom briefing deve buscar um equilíbrio. Não deve ser necessariamente extenso, porém, deve prezar pela abrangência das informações, as quais devem ser baseadas em fatos, e não em achismos. Não se pode perder de vista o fato de que é a partir desse documento estratégico que o trabalho será desenvolvido pelos profissionais de comunicação.

Não existe uma fórmula pronta para a elaboração de um briefing. Embora muitos profissionais de comunicação e agências possuam modelos de briefing, os quais podem, inclusive, ser disponibilizados para os clientes menos acostumados com a lida da comunicação. Assim, os clientes neófitos podem elaborar o próprio briefing a partir de um modelo, ou mesmo contar com a ajuda do atendimento da agência.

Um briefing contém informações sobre: a necessidade do cliente, o problema a ser resolvido, os objetivos do trabalho a ser realizado, a verba disponível e as mídias e/ou ferramentas a serem contempladas, o período de veiculação, o posicionamento e o público-alvo (target).

Há autores que denominam o item destinado a versar sobre a contextualização das necessidades do cliente e os problemas a serem resolvidos pela alcunha de Origem e histórico do job. Aqui pode caber ainda a previsão das ações a serem realizadas após o trabalho encomendado no briefing. Ou seja, os desdobramentos.

Para efeito da organização das informações, por ocasião da montagem do documento, o autor Roberto Raupp, no livro Gestão da Comunicação, defende que um briefing pode ser dividido em quatro grandes partes: características do produto ou serviço, informações sobre o target (público-alvo), estratégias de distribuição, e informações sobre o mercado.

Em estratégias de distribuição, devem constar informações sobre a abrangência geográfica do produto ou serviço, tais como onde o produto ou serviço é comercializado ou oferecido.

No item sobre o mercado, são alocadas as informações a respeito do mercado no qual o produto ou serviço está inserido. Aqui, são contemplados dados sobre a concorrência e o principal concorrente.

Indicações de cursos:

Curso on-line voltado para concursos na área de comunicação social. 
O conteúdo é fruto da análise de 220 concursos realizados entre 2010 e 2021, e contempla, além dos conhecimentos específicos, os conhecimentos básicos geralmente cobrados: informática básica, raciocínio lógico, português e redação oficial. O curso traz ainda: simulados de conhecimentos específicos com 1.910 questões, simulados de conhecimentos básicos com 950 questões, 692 mapas mentais, jogos de memória com 2.450 flashcards, 452 resumos de livros e 290 artigos em PDF. 

Clique aqui para informações adicionais.

Indicação bibliográfica:

RAUPP, Roberto. Gestão da Comunicação. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2016. (Col. Gestão de Marketing).

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