CapCut e VSDC: softwares gratuitos para edição de vídeo

Para editar vídeos para o YouTube, Instagram, Tik-Tok ou outra plataforma ou rede social, recomendo dois softwares gratuitos.

CapCut

O primeiro é o CaptCut - mais intuitivo e mais simples. Apesar de fácil de usar, é possível realizar trabalhos interessantes com a ferramenta. Muitos influencers e pessoas que já trabalham com redes sociais usam o CapCut para editar vídeos.

E o grande diferencial do CapCut, todavia, é que não precisa baixar e instalar o software no computador para poder usá-lo.

Ao acessar o site do CapCut, é apresentada duas opções:

a. É possível baixar o aplicativo; há versões para o celular e para desktop;

b. E há a possibilidade de utilizá-lo no próprio browser na internet. Ou seja, na nuvem. É só criar uma conta ou acessar com à plataforma com a sua conta no Google ou Facebook. Depois, é só realizar os projetos de edição na própria internet. Tudo o que você fizer é salvo automaticamente na nuvem e você pode voltar a acessar o projeto de qualquer computador, basta acessar com o seu login.

Veja neste vídeo como acessar ou baixar gratuitamente o CapCut:

a.      VSDC

Outra opção é o VSDC, o qual conta com uma versão paga e uma gratuita, disponíveis no site do desenvolvedor. Em ambos os casos, trata-se de um software mais robusto, mais pesado e que possui mais recursos. O VSDC, inclusive a versão gratuita, permite trabalhos bem profissionais. Há profissionais do meio publicitário e produtores de curta metragens que usam a versão gratuita do software. Diferentemente do CapCut, o VSDC precisa ser baixado e instalado no computador. E, por ser mais completo, demanda um pouco mais de tempo para aprender a utilizá-lo.

Veja neste artigo como baixar gratuitamente o VSDC: Editor de vídeo VSDC: como baixar e instalar gratuitamente.

Como a minha recomendação é sempre é de começar a produzir já e aprender fazendo, talvez seja mais interessante começar pelo software mais simples e intuitivo, o CapCut, o qual não vai demandar download e instalação no computador. Com o passar do tempo, e com a percepção da necessidade da produção de vídeos mais bem elaborados e melhor editados, possivelmente será relevante a migração para o VSDC. Começar com CapCut ajudará a se familiarizar mais rápido com o VSDC, pois ambos possuem similaridades em sua interface e na lógica de funcionamento.

 Leia outros artigos sobre o VSDC publicados no Mercador Comunicação. CLIQUE AQUI. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.
Sua mensagem é muito bem-vinda!