Está começando agora um canal no YouTube e se sente tímido para aparecer no vídeo?
Se você não tem experiência em aparecer em vídeo, em um primeiro momento é normal ficar constrangido de se expor. Mas você não precisa começar já aparecendo. É possível testar outros formatos e evoluir gradualmente para formatos de vídeos mais eficientes.
Como você verá abaixo, é possível gravar vídeos sem aparecer
na tela, e até mesmo sem o áudio da sua voz. Vídeos em que o criador de
conteúdo escolhe não aparecer na tela são chamados de vídeos Dark. Trata-se de
uma modalidade muito comum de vídeos presentes no YouTube. Há casos em que o
criador de conteúdo, dono do canal, se mantém anônimo, ou se torna conhecido
apenas por um pseudônimo.
Não há problemas em optar por um canal de vídeos Dark. No
entanto, é preciso avaliar quais são seus objetivos. Se você pretende criar
conteúdos para ganhar notoriedade, prospectar clientes e, até mesmo, vender
cursos aproveitando-se do seu know how no assunto, é veementemente recomendado
tornar sua imagem conhecida e, portanto, é indicado aparecer nos vídeos.
Quanto à exposição do criador de conteúdo, seguem três exemplos de formatos de vídeo.
a. Sem a imagem e sem a voz. Somente com legendas. Neste formato, imagens ilustrativas do assunto abordado no vídeo são acompanhadas de legendas. Nem a imagem nem a voz do criador de conteúdo são utilizadas. O importante é começar a produzir de algum jeito. A pior decisão é aguardar se sentir pronto e à vontade para gravar vídeo em que você aparece. Com isso você vai adiar sua experiência e seu aprendizado com a produção de audiovisuais para o YouTube. Se for o caso, diante de uma timidez excessiva, que se comece com vídeos em que você não aparece.
Assista a um exemplo:
b. Sem aparecer, mas com a voz. Nesse outro formato, a imagem do criador de conteúdo continua oculta, mas aqui, no lugar das legendas, as imagens ilustrativas são acompanhadas da narração do criador do vídeo. Ou seja, apenas a voz é utilizada. Este é um formato especialmente válido para tutoriais.
Assista a um exemplo:
c. Aparecendo no vídeo. Por fim, o formato mais eficiente, em que o criador de conteúdo aparece no vídeo. Assim, fica mais fácil gerar a identificação com o internauta. Se o seu objetivo é utilizar a criação de conteúdo no YouTube para se notabilizar em um assunto, conseguir prospectar clientes e vender consultorias e cursos próprios, inevitavelmente você precisará evoluir para produção de vídeos em que sua imagem esteja presente. E mesmo que não seja esse o caso, naturalmente preferimos assistir a vídeos em que alguém conversa conosco; ouvir a quem estamos vendo; assistir a vídeo de quem reconhecemos. Aparecer para sua audiência ajuda, até mesmo, a criar uma empatia útil para a fidelização dos visitantes ao seu canal.
Assista a um exemplo:
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Em qualquer caso, seja aparecendo ou não na tela, a edição do audiovisual consiste em fator chave para o sucesso do desempenho de seu audiovisual nas plataformas de vídeo.
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