Sérgio Vaz
O título, antes mesmo do lead, é o responsável por apreender
o leitor de uma matéria jornalística. Da mesma forma, pode ser o ponto de
partida para uma reportagem vitoriosa ou, também, ser o seu fracasso. Um título
mal elaborado mitiga o potencial de uma matéria, fazendo-a perder força perante
o editor e, consequentemente, levando-a a perder espaço no processo de edição.
Quanto à redação de títulos, costuma-se, tradicionalmente,
recomendar:
- Em caso de títulos que passam de uma linha, ter cuidado
com possíveis divisões: de palavras, entre cifrão e valor e nomes que compõem
um nome próprio composto;
- Privilegiar o uso de tempo presente, a menos,
evidentemente, que o texto, cujo título encabeça, refira-se a fatos localizados
no futuro ou no passado longínquo;
- Ser cuidadoso com o uso de siglas. Não usá-las se forem
desconhecidas;
- O título precisa, evidentemente, ser de fácil interpretação.
Nada de abstrações que apenas o seu autor consiga desvendar;
Técnicas de redação em jornalismo: o texto da notícia | Patrícia Ceolin do Nascimento. Editora Saraiva.
Técnica de reportagem: notas sobre a narrativa jornalística | Muniz Sodré & Maria Helena Ferrari. Editora Summus.
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