O título no jornalismo



Sérgio Vaz

O título, antes mesmo do lead, é o responsável por apreender o leitor de uma matéria jornalística. Da mesma forma, pode ser o ponto de partida para uma reportagem vitoriosa ou, também, ser o seu fracasso. Um título mal elaborado mitiga o potencial de uma matéria, fazendo-a perder força perante o editor e, consequentemente, levando-a a perder espaço no processo de edição.

Quanto à redação de títulos, costuma-se, tradicionalmente, recomendar:

- Evitar pontuação (vírgula, ponto e vírgula, reticências e aspas);

- Em caso de títulos que passam de uma linha, ter cuidado com possíveis divisões: de palavras, entre cifrão e valor e nomes que compõem um nome próprio composto;

- Privilegiar o uso de tempo presente, a menos, evidentemente, que o texto, cujo título encabeça, refira-se a fatos localizados no futuro ou no passado longínquo;

- Ser cuidadoso com o uso de siglas. Não usá-las se forem desconhecidas;

- O título precisa, evidentemente, ser de fácil interpretação. Nada de abstrações que apenas o seu autor consiga desvendar;

- Convém, como de regra em todo o jornalismo, evitar-se o uso de lugares-comuns e chavões. Cuidado que se deve estender às cacofonias e expressões com duplo sentido.




Técnicas de redação em jornalismo: o texto da notícia | Patrícia Ceolin do Nascimento. Editora Saraiva.
 


Técnica de reportagem: notas sobre a narrativa jornalística | Muniz Sodré & Maria Helena Ferrari. Editora Summus.

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