Manual de jornalismo



Sérgio Vaz

Danton Jobim
Atribui-se a Danton Jobim e a Pompeu de Souza a importação para o Brasil, nos anos 1950, de três elementos emblemáticos do jornalismo norte-americano: o lead, os manuais (stylebooks) e o copydesk.
Pompeu de Souza

Os manuais de redação têm como objetivo precípuo dotar um determinado veículo de unidade estilística. Para tal, traziam uma compilação de consulta prática para os profissionais relativa à concepção e diretrizes do jornal. Mas não só. Os manuais também apresentam orientações relativas ao comportamento e atitude dos jornalistas ante certas situações, difundem a linha editorial do veículo e esclarecem, até mesmo, as dúvidas gramaticais mais comuns.

Hoje, provavelmente, o manual de redação mais conhecido do público é o da Folha de São Paulo, publicado pela primeira vez em 1984.

Os manuais não chegam a ser consensuais. Muitos críticos acusam as importações norte-americanas de “engessarem” o jornalismo ao impor um modelo de objetividade o qual seria, a bem da verdade, mais um mito da profissão do que algo plenamente possível de se executar.




História do jornalismo no Brasil | Richard Romancini & Cláudia Lago. Editora Insular.



Jornalismo Diário: reflexões, recomendações, dicas, exercícios | Ana Estela de Sousa Pinto. Editora Publifolha.
 


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