Tiago Zaidan
Crédito: Pixabay |
É notório que uma simples nota na imprensa exerce uma boa
dose de influência sobre os públicos-alvo de uma organização. Sabendo disso, as
assessorias se esforçam para que, de alguma forma, as marcas que representam
sejam citadas em jornais, revistas, rádios, emissoras de televisão e, mais
recentemente, na internet, em sites de notícias etc.
Para atingir o objetivo de figurar nos meios de comunicação,
nem sempre é necessário apelar para a sofisticação. Dentre as diversas
variações – algumas pouco usadas – do bom e velho (e às vezes inconveniente)
release, há espaço para produções simples e dirigidas.
No recomendado livro Releasemania: uma contribuição para o
estudo do press-release no Brasil (1985), Gerson Moreira Lima cita o release de
colunismo social, o release convite e, por fim, o release brinde, dentre
outros.
Colunismo social
O release de colunismo social é ideal para ocasiões
festivas, que envolvam a organização. Incluem-se aí lançamentos de produtos e
até mesmo aniversários. Inaugurações importantes podem, da mesma forma, ser
contempladas com a confecção desse material. Aqui, o que possivelmente irá
fazer valer a notinha enviada ao colunista serão as personalidades que se farão
presentes no evento.
Convite
Também destinado a atrair a os olhares influentes da mídia
para eventos, desta feita para os de maior porte, há o release convite. Como o
próprio nome nos revela antecipadamente, consiste em um convite. Mas não um
simples bilhete de entrada. Este carrega consigo informações suficientes para
que um redator produza uma matéria. Sua vantagem reside no fato de que, ao
passo em serve como um release, acena pela presença do jornalista no evento. Se
o chamamento vingar, uma nova matéria, com mais profundidade (e
conseqüentemente, mais espaço), poderá ser veiculada.
Brinde
O release brinde, por sua vez, é, em geral, destinado aos
redatores que confeccionam matérias sobre publicidade e propaganda ou setores
específicos do mercado. Aqui, por brinde, entenda-se uma peça, geralmente
publicitária, produzida para a organização. Uma ficha técnica, com dados
detalhados e com os nomes da equipe responsável pelo artefato, acompanha o
documento.
Press-kit
Há ainda uma alternativa mais sofisticada que pode ser
utilizada em momentos propícios: o press-kit. Por sua sofisticação, um bom
press-kit acaba chamando mais a atenção do redator. Porém, é salutar observar a
pertinência da pauta. Se o tema do press-kit for medíocre a ponto de não
merecer a atenção de um grande veículo, não adianta inventar. Antes de tudo é
preciso bom senso e uma boa dose de autocrítica. Por suas particularidades,
abordaremos o press-kit em outro artigo.
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