Hipólito Gouveia
Na nova ordem do mercado, as marcas acabaram por ganhar mais
importância. Com o desenvolvimento das indústrias, a qualidade e o preço dos
produtos tendem a se equivalerem. O diferencial fica por conta da imagem
institucional de uma organização.
Na construção de uma imagem institucional positiva e sólida
a internet oferece ótimas oportunidades, na medida em que possui a faculdade de
agir cirurgicamente e em escala mundial.
Dentre os instrumentos com potencial
de relações públicas no bojo da rede mundial de computadores destacamos o papel
do site institucional, que, dentre as
suas diversas vantagens, pode oferecer-se um serviço virtual de relacionamento
com clientes, prospects e imprensa.
Unidade gráfica
Tal como ocorre com as peças de comunicação institucional
impressas da organização, o site institucional precisa ser dotado de
unidade gráfica. Este atributo é pertinente na pavimentação de uma percepção
positiva da marca diante de seus públicos.
Existem várias formas de se obter uma unidade gráfica em um site.
A repetição de elementos gráficos entre todas as páginas de um site (PINHO,
2003, p.105), é um dos artifícios mais comuns.
Formas de contato
Os meios tradicionais de contato com a organização não podem
ser omitidos das páginas institucionais. Além das opções on-line, como o
endereço de e-mail ou mesmo o formulário, devem constar números de
telefones, fax, endereço para correspondência, dentre outros (FORTES, 2003,
p.249).
Interatividade nos sites
institucionais
A busca por interagir com o internauta deve ser uma tônica
presente na página de um site institucional. O contato, além de
possibilitar a captação de percepções válidas para o setor de comunicação da
instituição, também serve como meio para se obter dados do usuário, com o objetivo
de alimentar um banco de dados. Ao
menos o e-mail da organização deve
ser exposto de forma convidativa para induzir o internauta a opinar. Formulários
costumam ser bastante usados pelos sites institucionais para receber
contatos dos internautas.
Uma seção de
perguntas mais freqüentes pode ser anexada a página de contatos, com a intenção
de sanar dúvidas corriqueiras dos visitantes, agilizando a resposta ao internauta
(PINHO, 2003, p.134).
Datação de textos em sites corporativos
Como muitos dos textos presentes em sites institucionais
são atemporais, ou seja, não são perecíveis, não há a necessidade de se
datá-los. A exceção são os textos que versam sobre fatos que justifiquem a
datação, como a cobertura de algum evento (LIMA, 2003, p.93), ou o registro
factual de algum episódio envolvendo a organização.
Já para os textos produzidos e direcionados para o público
jornalista, geralmente expostos em salas de imprensa virtuais, recomenda-se a
devida datação.
Respostas a boatos
A Internet é um ambiente profícuo para o surgimento de
boatos infundados que acabam, em alguns casos, alcançando uma grande repercussão.
A organização afetada deve reagir com a mesma presteza de seus difamadores,
utilizando o site institucional para argüir adequadamente o boato
(PINHO, 2003, p.178).
Conteúdo para a comunidade em sites
institucionais
Utilizar o site institucional
para fins de relacionamento com a comunidade é pertinente. São comuns os sites
que disponibilizam um link destinado ao recrutamento de pessoal.
Geralmente com a alcunha de “Trabalhe conosco”, tal link, quando
acessado, trás um breve texto de apresentação e convida o interessado a
cadastrar o seu currículo por meio da própria Internet.
Outra atividade realizada com grande intensidade em sites
de caráter institucional é a divulgação de ações que demonstrem a
responsabilidade social e ambiental da instituição mantenedora da página.
Newsletter e sala de imprensa em sites
institucionais
Oferecer ao internauta a possibilidade de subscrever-se para
recebimento, em sua caixa postal virtual, de uma newsletter periódica é
uma forma louvável de se estreitar o relacionamento com o visitante. Do mesmo
modo, o oferecimento da subscrição para o recebimento de informativos via
correio eletrônico configura-se em uma estratégia para se obter alguns dados
importantes a respeito do internauta, visando o banco de dados da organização.
De início, todavia, o cadastro para a subscrição não deve ser longo. Os dados
adicionais podem ser gradualmente prospectados por meio da própria newsletter.
Imprensa
Uma das maiores potencialidades de um site institucional
é a possibilidade de maximizar o relacionamento da organização com a imprensa.
Por esse motivo muitas instituições disponibilizam em sua página institucional
na Internet uma seção destinada exclusivamente aos jornalistas.
Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional | Margarida Maria Krohling KUNSCH. Editora Summus.
E life: ideias vencedoras para marketing e promoção na web | Alessandro Barbosa LIMA. Editora Alta Books.
Relações públicas na Internet: técnicas e estratégias para informar e influenciar públicos de interesse | J. B. PINHO. Editora Summus.
As 11 consagradas Leis de marcas na Internet | Al RIES & Laura RIES. Editora Makron Books.
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