Considerações sobre a confecção de um site institucional

Hipólito Gouveia


Na nova ordem do mercado, as marcas acabaram por ganhar mais importância. Com o desenvolvimento das indústrias, a qualidade e o preço dos produtos tendem a se equivalerem. O diferencial fica por conta da imagem institucional de uma organização.
Na construção de uma imagem institucional positiva e sólida a internet oferece ótimas oportunidades, na medida em que possui a faculdade de agir cirurgicamente e em escala mundial.

Dentre os instrumentos com potencial de relações públicas no bojo da rede mundial de computadores destacamos o papel do site institucional, que, dentre as suas diversas vantagens, pode oferecer-se um serviço virtual de relacionamento com clientes, prospects e imprensa.

Unidade gráfica
Tal como ocorre com as peças de comunicação institucional impressas da organização, o site institucional precisa ser dotado de unidade gráfica. Este atributo é pertinente na pavimentação de uma percepção positiva da marca diante de seus públicos.

Existem várias formas de se obter uma unidade gráfica em um site. A repetição de elementos gráficos entre todas as páginas de um site (PINHO, 2003, p.105), é um dos artifícios mais comuns.

Formas de contato
Os meios tradicionais de contato com a organização não podem ser omitidos das páginas institucionais. Além das opções on-line, como o endereço de e-mail ou mesmo o formulário, devem constar números de telefones, fax, endereço para correspondência, dentre outros (FORTES, 2003, p.249).

Interatividade nos sites institucionais
A busca por interagir com o internauta deve ser uma tônica presente na página de um site institucional. O contato, além de possibilitar a captação de percepções válidas para o setor de comunicação da instituição, também serve como meio para se obter dados do usuário, com o objetivo de alimentar um banco de dados. Ao menos o e-mail da organização deve ser exposto de forma convidativa para induzir o internauta a opinar. Formulários costumam ser bastante usados pelos sites institucionais para receber contatos dos internautas.

 Uma seção de perguntas mais freqüentes pode ser anexada a página de contatos, com a intenção de sanar dúvidas corriqueiras dos visitantes, agilizando a resposta ao internauta (PINHO, 2003, p.134).

Datação de textos em sites corporativos
Como muitos dos textos presentes em sites institucionais são atemporais, ou seja, não são perecíveis, não há a necessidade de se datá-los. A exceção são os textos que versam sobre fatos que justifiquem a datação, como a cobertura de algum evento (LIMA, 2003, p.93), ou o registro factual de algum episódio envolvendo a organização.

Já para os textos produzidos e direcionados para o público jornalista, geralmente expostos em salas de imprensa virtuais, recomenda-se a devida datação.

Respostas a boatos
A Internet é um ambiente profícuo para o surgimento de boatos infundados que acabam, em alguns casos, alcançando uma grande repercussão. A organização afetada deve reagir com a mesma presteza de seus difamadores, utilizando o site institucional para argüir adequadamente o boato (PINHO, 2003, p.178).

Conteúdo para a comunidade em sites institucionais
Utilizar o site institucional para fins de relacionamento com a comunidade é pertinente. São comuns os sites que disponibilizam um link destinado ao recrutamento de pessoal. Geralmente com a alcunha de “Trabalhe conosco”, tal link, quando acessado, trás um breve texto de apresentação e convida o interessado a cadastrar o seu currículo por meio da própria Internet.

Outra atividade realizada com grande intensidade em sites de caráter institucional é a divulgação de ações que demonstrem a responsabilidade social e ambiental da instituição mantenedora da página.

Newsletter e sala de imprensa em sites institucionais
Oferecer ao internauta a possibilidade de subscrever-se para recebimento, em sua caixa postal virtual, de uma newsletter periódica é uma forma louvável de se estreitar o relacionamento com o visitante. Do mesmo modo, o oferecimento da subscrição para o recebimento de informativos via correio eletrônico configura-se em uma estratégia para se obter alguns dados importantes a respeito do internauta, visando o banco de dados da organização. De início, todavia, o cadastro para a subscrição não deve ser longo. Os dados adicionais podem ser gradualmente prospectados por meio da própria newsletter.

Imprensa
Uma das maiores potencialidades de um site institucional é a possibilidade de maximizar o relacionamento da organização com a imprensa. Por esse motivo muitas instituições disponibilizam em sua página institucional na Internet uma seção destinada exclusivamente aos jornalistas.





Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional | Margarida Maria Krohling KUNSCH. Editora Summus.




 




E life: ideias vencedoras para marketing e promoção na web | Alessandro Barbosa LIMA. Editora Alta Books.





 


Relações públicas na Internet: técnicas e estratégias para informar e influenciar públicos de interesse | J. B. PINHO. Editora Summus.






 


As 11 consagradas Leis de marcas na Internet | Al RIES & Laura RIES. Editora Makron Books.







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