Hipólito Gouveia
O uso de um “mapa do site” é recomendado na medida em
que orienta o visitante da página em sua navegação (PINHO, 2003, p.105),
dispondo detalhadamente, as páginas presentes no site, e suas
respectivas ligações por meio dos links.
Muitos internautas, sobretudo os mais apressados, costumam
basear a sua visita a uma página a partir do conteúdo dissecado na referida
seção. Em função disso é necessário que um link para o “mapa do site”,
seja disposto de maneira visível, na página principal do site institucional
da organização.
Recomenda-se que o internauta
possa navegar por uma página institucional sem surpresas. As opções oferecidas
por meio dos links devem ser previsíveis (LIMA, 2003, p.17). A idéia de
uma página institucional não é a de oferecer novas experiências de navegação, e
sim, disponibilizar o conteúdo desejado pelo internauta da forma mais eficiente
possível.
Ao menos que o site seja um portal, a home não
deve levar consigo, sobretudo em sites institucionais, uma carga
excessiva de conteúdo (LIMA, 2003, p.122). Muita informação, já na página
inicial de um site, pode desorientar o internauta. A home deve
desempenhar o papel de cartão de visita da organização na Internet, sem que
para isso, exagere no conteúdo. A partir dela, o visitante escolherá o caminho
que irá percorrer pela página.
E life: ideias vencedoras para marketing e promoção na web | Alessandro Barbosa LIMA. Editora Alta Books.
Relações públicas na Internet: técnicas e estratégias para informar e influenciar públicos de interesse | J. B. PINHO. Editora Summus.
As 11 consagradas Leis de marcas na Internet | Al RIES & Laura RIES. Editora Makron Books.
Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional | Margarida Maria Krohling KUNSCH. Editora Summus.
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