Hipertexto: conceito e uso



Hipólito Gouveia

O hipertexto, basicamente, consiste em um texto permeado por hiperlinks que conduzem o leitor a outros textos relacionados ao tema tratado, ou à palavra linkada.

Ao se elaborar um hipertexto, o profissional responsável pela diagramação de uma página na internet deve atentar para o risco de dispersar o visitante. Muitos links em meio ao texto principal podem prejudicar a concentração do leitor – que na Internet, diga-se de passagem, já é deficiente – induzindo o visitante a sair do texto que estava lendo para destinar-se a outra página.
 
A melhor forma de conciliar o benefício do hipertexto (texto que apresenta opções de links afins para o internauta) com a objetividade, evitando a desorientação em meio a tantas opções, é dispondo os links para conteúdos relacionados no fim do texto (LIMA, 2003, p.94).






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Relações públicas na Internet: técnicas e estratégias para informar e influenciar públicos de interesse | J. B. PINHO. Editora Summus.
 


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