Hipólito Gouveia
Não adianta o site possuir recursos multimídias
eficientes sem um bom texto e/ ou hipertexto.
No tocante a formatação dos textos presentes no site,
o estudioso da comunicação organizacional J. B. Pinho sugere: o uso de
entrelinhas duplas, visando arejar o bloco de texto; e o alinhamento somente à
esquerda, pois as opções em que o texto é centralizado ou alinhado à direita
são inconvenientes no tocante à leitura, ao passo em que a opção justificada
apresenta falhas estéticas, deixando espaços claros dentro das linhas (2003,
p.107).
Os blocos de texto necessitam ser curtos e utilitários. As
estruturas tradicionais de textos – com início, meio e fim – não são muito
apreciadas no ciberespaço, uma vez que a leitura na Internet costuma ser
dinâmica e salteada (LIMA, 2003, p.82). Ou seja, o internauta ler sentenças
espalhadas pela página, conforme for encontrando a palavra-chave de seu
interesse.
A presença de retrancas ou intertítulos tornam a leitura
mais agradável e dinâmica. A facilitação é a tônica da diagramação de uma
página na Internet. O acesso, a navegação e a obtenção de dados devem ser
facilitados. Logo, o fundo das páginas não pode ser sofisticado a ponto de
atrapalhar a leitura do conteúdo. Por esse motivo, grande parte dos websites
dá preferência à cor branca para a o fundo da página. Texturas ladrilhadas ou
cores luminosas – que acabam por potencializar o desconforto da luminosidade
emitida pelo monitor do computador – não devem ser utilizadas (PINHO, 2003,
p.105).
Seguindo o mesmo raciocínio, as fontes – tipos de letras –
mais sofisticadas também devem ser descartadas em detrimento de composições
objetivas, que facilitem a leitura.
Relações públicas na Internet: técnicas e estratégias para informar e influenciar públicos de interesse | J. B. PINHO. Editora Summus.
E life: ideias vencedoras para marketing e promoção na web | Alessandro Barbosa LIMA. Editora Alta Books.
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