Formatação dos textos de um website corporativo



Hipólito Gouveia

Não adianta o site possuir recursos multimídias eficientes sem um bom texto e/ ou hipertexto.

No tocante a formatação dos textos presentes no site, o estudioso da comunicação organizacional J. B. Pinho sugere: o uso de entrelinhas duplas, visando arejar o bloco de texto; e o alinhamento somente à esquerda, pois as opções em que o texto é centralizado ou alinhado à direita são inconvenientes no tocante à leitura, ao passo em que a opção justificada apresenta falhas estéticas, deixando espaços claros dentro das linhas (2003, p.107).

Os blocos de texto necessitam ser curtos e utilitários. As estruturas tradicionais de textos – com início, meio e fim – não são muito apreciadas no ciberespaço, uma vez que a leitura na Internet costuma ser dinâmica e salteada (LIMA, 2003, p.82). Ou seja, o internauta ler sentenças espalhadas pela página, conforme for encontrando a palavra-chave de seu interesse.

A presença de retrancas ou intertítulos tornam a leitura mais agradável e dinâmica. A facilitação é a tônica da diagramação de uma página na Internet. O acesso, a navegação e a obtenção de dados devem ser facilitados. Logo, o fundo das páginas não pode ser sofisticado a ponto de atrapalhar a leitura do conteúdo. Por esse motivo, grande parte dos websites dá preferência à cor branca para a o fundo da página. Texturas ladrilhadas ou cores luminosas – que acabam por potencializar o desconforto da luminosidade emitida pelo monitor do computador – não devem ser utilizadas (PINHO, 2003, p.105).

Seguindo o mesmo raciocínio, as fontes – tipos de letras – mais sofisticadas também devem ser descartadas em detrimento de composições objetivas, que facilitem a leitura.




Relações públicas na Internet: técnicas e estratégias para informar e influenciar públicos de interesse | J. B. PINHO. Editora Summus.









E life: ideias vencedoras para marketing e promoção na web | Alessandro Barbosa LIMA. Editora Alta Books.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.
Sua mensagem é muito bem-vinda!