Importância do website institucional para as organizações



Hipólito Gouveia

A Internet oferece ótimas oportunidades para se desenvolver otimizadas relações institucionais, a um custo viável para empreendedores dos mais diversos portes. Sua natureza interativa vai ao encontro da tendência contemporânea onde o diálogo emissor – receptor e receptor – emissor é potencialmente latente.

Embora possua uma audiência bastante inferior se comparada aos meios de comunicação de massa convencionais, seu público é inegavelmente sedutor.

Pinho (2003, p.39) reforça a afirmação com o seguinte dado: em nosso país a maior parte dos usuários da Internet estão reunidos nas nove principais regiões metropolitanas.

Em artigo, Luciane Lucas (FREITAS e LUCAS, 2002, p.35) enumera três pontos que julga serem, basicamente, os responsáveis pelo sucesso da Internet como ferramenta corporativa. São: o segredo, a velocidade e o afeto – que diz respeito à construção de laços com o internauta. Destes, o primeiro chama a atenção, pois nos faz saber que, por meio de ferramentas do ciberespaço, é possível atingir o público alvo de forma cirúrgica, sem alarde e, portanto, sem o conhecimento da concorrência.
 
Se isto já não bastasse, soma-se aos atributos positivos do ciberespaço o seu alcance mundial. Nunca foi tão real a possibilidade de ofertar informações e satisfazer os seus clientes em qualquer parte do planeta, contribuindo para o fortalecimento do relacionamento com estes, seja por meio da oferta de informações recentes, ou por meio de aditivos que reforcem a ideia de consideração.

Todavia, é na possibilidade de se estender o trabalho de assessoria de imprensa ao ciberespaço que reside um dos maiores trunfos de um website institucional. Conquanto não se permita um contato pessoal – obviamente –, ainda muito necessário, uma sala de imprensa virtual pode disponibilizar por 24 horas diárias, releases, press-kits e demais dados pertinentes ao trabalho efetuado pelos jornalistas, onde quer que eles estejam.  

Além de clientes, prospects (clientes em potencial) e imprensa, a Internet também possibilita um estreitamento do relacionamento com os outros públicos não menos importantes, mas não raro marginalizados, como fornecedores e, no caso de uma sociedade anônima, seus acionistas.
Por outro lado, ferramentas como a intranet tem o poder de ampliar e agilizar as comunicações com o público interno.

Ao resistir à era da rede mundial de computadores, os pequenos empresários acabam não se dando conta de que na Internet podem concorrer de modo mais igualitário com os rivais de maior porte. Isso porque, no mundo virtual, com a ausência da estrutura física e de quadros complexos de funcionários, o acesso técnico a sua firma torna-se idêntico aos das grandes corporações (PINHO, 2003, p. 42). É bom frisar, todavia, que tal potencial igualdade também se estende aos criadores de boatos, que, embora possam ser levianos, chegam a repercutir como jamais repercutiriam em outro veículo.

Mas, ao passo em que a Internet é um terreno fértil para o surgimento e propagação de boatos, também é – por meio do website da organização –, o local adequado para reparação de danos à imagem da instituição.

Da mesma forma, a acessibilidade da home-page da empresa é fundamental em momentos de crise, quando seus públicos buscam informações oficiais. Por públicos entendam-se clientes e, principalmente, jornalistas.





Relações públicas na Internet: técnicas e estratégias para informar e influenciar públicos de interesse | J. B. PINHO. Editora Summus.



Desafios contemporâneos em comunicação: perspectivas de relações públicas | Ricardo Ferreira FREITAS & Luciane Lucas dos SANTOS (org). Editora Summus.


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