Hipólito Gouveia
Essencialmente dirigida ao público interno de uma
instituição, a intranet possibilita uma interação efetiva entre a gerência
e os colaboradores de uma organização.
Trata-se de computadores e outros equipamentos de
informática que, restritamente, compõem um a rede protegida por senha, na qual
se podem compartilhar tarefas e documentos.
Seu potencial, todavia, não será utilizado de maneira
eficiente se, em meio aos seus propósitos, não se corroborar a integração e a
interatividade entre os diversos setores da instituição, permitindo uma
constante e benéfica troca de informações (PINHO, 2003, p.25-26).
São inúmeros os exemplos de documentos que podem ser
repassados aos colaboradores por meio de uma intranet segura.
Relatórios, agenda de eventos, clipagens com informes relativos ao campo de
atuação da empresa, além de dados solicitados, dentre outros.
É possível disponibilizar documentos digitalizados, compondo
um banco de dados que agilizaria a consulta a informações que poderiam estar
espalhadas, reduzindo consideravelmente o tempo despendido em varredura nos
arquivos (FORTES, 2003, p.282).
Fortes sugere ainda uma função mais sofisticada quando
aponta a intranet como meio para consumação de pesquisas internas com
vista à identificação do clima organizacional (2003, p.282).
É mister estar alerta para o fato de que não basta criar o
ambiente da intrenet para que esta seja acessada costumeiramente pelos
colaboradores. O setor de comunicação deve fazer marketing da própria página da
intranet, incentivando os membros da organização a fazerem uso deste
recurso. O profissional responsável deve também induzir as gerências dos diversos
departamentos da empresa a atualizarem o segmento da intranet que diz
respeito ao departamento de seu comando, com o intuito de manter os dados da intranet
sempre atualizados.
Os efeitos de uma intranet bem sucedida logo se fazem
sentir. A redução de documentos impressos, sobretudo formulários, reduzirá os
custos com impressões e materiais de escritórios (FORTES, 2003, p.282).
Relações públicas:
processo, funções, tecnologia e estratégias | Waldyr Gutierrez FORTES.
2. ed. São Paulo: Summus, 2003.
Relações públicas
na Internet: técnicas e estratégias para informar e influenciar públicos de
interesse | J. B. PINHO. São Paulo: Summus, 2003 (Col. Novas buscas em
comunicação; v. 68).
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